Bom dia. Desde sempre usamos especiarias na nossa alimentação, desconhecendo o quanto elas fazem pela nossa saúde. Por isso hoje trago uma publicação sobre especiarias e quem sabe, vai adicionar mais uma especiaria ou outra aos seus pratos favoritos.

Canela

Imagem de especiarias num mercado.

Começamos por falar pela canela. À muito que a canela é conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e afrodisíacas, mas as suas propriedades vão muito além disso. A canela, muito usada na medicina aiurvédica, tem propriedades termogénicas e assim ajudar a queimar umas calorias extra. Também ajuda a regular os níveis de açucar no sangue e dessa forma aumentar a sensibilidade à insulina.

Outras propriedades da canela: é rica em magnésio, melhora a energia mental, a concentração e a circulação sanguínea.

Noz-moscada

Muitos de nós também já conhecemos a segunda especiaria que falo aqui hoje, a noz-moscada. Neste condimento podemos contar com um efeito detox no organismo, pois esta especiaria tem a capacidade de remover substancias tóxicas do organismo. Mas os seus benefícios não ficam por ai: por ter vitaminas do complexo B ajudam a uma melhor memória e concentração, além de ajudar contra depressão e insónia.

Outros benefícios da noz-moscada: Tem propriedades anti-bacterianas, ajuda o sistema respiratório e ajuda a aliviar cólicas menstruais.

Cravo-da-Índia

Nesta pequena lista não podia faltar o Cravo-da-índia, por também ser cheio de benefícios. Um dos compostos mais conhecidos desta especiaria é o eugenol, que reduz a dor e inflamação de tratamentos dentários. Isto ocorre porque esse componente causa uma depressão dos recetores sensitivos. O cravo-da-índia conta também com propriedades afrodisíacas, pois este aumenta a libido. Entre outros, o cravo-da-índia também é um ótimo antisséptico, ajudando assim na cicatrização, quando usado em forma de óleo.

Outros benefícios do cravo-da-índia: Combate infeções, anti-oxidante, facilita a digestão e combate o cansaço.

Pimentas chili - um poderoso termogénico.

Pimenta

Não vou falar de uma pimenta em especifico, por haver várias, e todas elas nos trazem benefícios. As pimentas são ricas em capsaicina, a substancia que dá o apimentado à pimenta. Esta substancia tem propriedades termogénicas, pois aumenta levemente a temperatura corporal, e consequentemente, queima calorias. Este efeito termogénico também pode ajudar com o congestionamento nasal temporariamente por encolher os vasos sanguíneos no nariz.

Outros benefícios da pimenta são: alto teor de vitaminas e minerais, prevenção de doenças cardíacas, melhora a circulação e é um potente inflamatório.

Caril

O caril é um caso especial. Não é apenas uma especiaria mas sim uma mistura de especiarias, sendo elas gengibre, cominho, sementes de mostarda, erva-doce, sementes de coentro, pimenta-do-reino, cúrcuma, canela entre outras. Por essa razão podemos ver que estas especiarias todas em conjunto nos dão um monte de benefícios para a nossa saúde.

Alguns destes benefícios são: Ajuda a emagrecer, ajuda a fortalecer o sistema imunitário, reduz o risco de desenvolver problemas neurológicos, é um anti-depressivo natural e melhora a saúde do coração.

Conclusão

Por agora ficamos por estas especiarias, mas futuramente vou colocar à disposição dos nossos leitores informação sobre ervas e raízes. Um bom resto de semana. Fiquem ligados.

Artigos que certamente recomendo a leitura: