Veja qual a importância do pequeno-almoço e porque o deve tomar.
Veja qual a importância do pequeno-almoço e porque o deve tomar.

Muito se fala sobre a importância do pequeno-almoço. Inclusive dizem que é a refeição mais importante do dia.

Será que é verdade? O artigo de hoje vem falar sobre tudo isso: O que deve comer, o que não deve, bem como a importância que ele deve ter. Continue a ler e tire todas as suas dúvidas, para que saiba ir ao encontro de tudo o que o seu corpo precisa.

Qual a importância do pequeno-almoço para o nosso corpo?

Para saber o quanto de verdade o pequeno-almoço é importante, temos de ver uma coisa: É a primeira refeição que fazemos depois de um tempo tão grande sem comer.

É verdade que durante o sono, o nosso corpo apenas necessita da energia para que todas as funções vitais funcionem corretamente, visto que não há qualquer atividade nesse período de tempo.

Mas temos de ver que o nosso corpo também fica mais do dobro do tempo sem receber nutrientes do que qualquer outra refeição.

Assim, podemos ver que devemos tomar o pequeno-almoço pelas seguintes razões:

  • Repor a energia gasta durante a noite.
  • Dar ao corpo calorias para que este também evite a sensação de fraqueza pela manhã.
  • Regulação do apetite.
  • Melhorar a capacidade de concentração e pensamento.
  • Estimular o metabolismo e assim ter mais energia durante o dia todo.
  • Ajuda a manter um peso adequado/emagrecer.

Se a importância do pequeno-almoço é tanta, o que acontece se não o tomamos?

Infelizmente, há pessoas que não reconhecem a importância do pequeno-almoço e saltam esta refeição ou tomam apenas um simples café, muitas vezes na tentativa de perder peso.

Podem perder peso, é verdade. Mas certamente não perdem aquilo que gostavam de perder: Gordura.

Por causa de o corpo não ter fontes de energia, mas mesmo assim ser obrigado a gasta-la, ele vai tentar cortar o seu consumo.

Como é que o corpo faz isso?

Para reduzir o consumo calórico, o corpo tem duas opções:

  • Reduzir a atividade física – Isto é a razão de nos sentir-mos fracos, principalmente pela manhã.
  • Consumir massa muscular para criar energia.

Com a sucessiva redução da massa muscular, o nosso metabolismo vai ficar cada vez mais baixo. Por essa razão, torna-se cada vez mais difícil perder peso.

Se perder peso é um objetivo para si, então não deve deixar de tomar esta refeição, mas sim saber o que consumir.

Mesmo que o seu objetivo não passe por perder peso mas sim ter um corpo saudável, lembre-se que é no pequeno-almoço que o corpo vai suprimir as necessidades de 8-12 horas de jejum.

O que deve incluir o pequeno-almoço?

Não se esqueça de incluir fruta no seu pequeno-almoço: Além de hidratar, as frutas dão muitas vitaminas e minerais.
Não se esqueça de incluir fruta no seu pequeno-almoço: Além de hidratar, as frutas dão muitas vitaminas e minerais.

Agora que já sabemos da importância do pequeno-almoço, temos também de saber exatamente o que o nosso corpo precisa.

De pouco serve tomar um pequeno-almoço, se essa refeição não vai de encontro ao que o corpo precisa.

Quantidades e certos alimentos é difícil de dizer ao certo. As nossas necessidades variam com fatores como sexo, idade, peso, e até mesmo com o tipo de atividade que vamos ter em seguida.

Isto é: Se vamos praticar desporto, não podemos dar ao nosso corpo o mesmo alimento que iríamos dar caso fossemos apenas ficar por casa.

Outro ponto importante é que também devemos variar o pequeno-almoço da mesma forma que variamos o almoço ou o jantar.

Assim, o nosso pequeno-almoço deve fornecer aproximadamente 25% das calorias necessárias para o dia, bem como ter uma fonte de proteína, um fonte de hidratos de carbono de longa duração e uma fonte de gordura saudável.

Para completar, recomendo também uma peça de fruta: Esta ajuda a desintoxicar o corpo, ao mesmo tempo que nos trás bastante fibra, vitaminas e minerais.

Quais os melhores alimentos para ingerir no pequeno almoço?

Aqui podemos fazer uma pequena lista: Há muitos alimentos que realmente são bons para o pequeno almoço, mas há sempre alguns que se destacam.

Quer por serem ótimas fontes de proteína, quer por serem ricos em gorduras boas, recomendo que insira pelo menos um destes alimentos no seu pequeno-almoço.

  • Ovo – São simplesmente uma das melhores fontes de proteína que existem, além de terem bastante vitamina D
  • Frutos secos – Ricos em gorduras insaturadas e ómegas, vão ajudar o seu cérebro a estar na melhor forma possível.
  • Frutos vermelhos – Fonte de antioxidantes e vitaminas, este alimento vai preencher muitas das necessidades de micronutrientes que tem pela manhã.
  • Chá verde/preto – Um substituto para o café, além de também ter uma ótima quantidade de antioxidantes.
  • Melancia – Inegavelmente uma dos melhores frutos para o seu coração, este fruto vai hidratar e muito o seu corpo, mas sem adicionar muitas calorias ao seu pequeno-almoço.
  • Aveia – É apenas uma das melhores fontes de hidratos de carbono que pode ingerir pela manhã. Rica também em fibra, a aveia vai proporcionar-lhe energia para toda a sua manhã.

E que alimentos devemos evitar ao pequeno-almoço?

O pequeno-almoço inglês é um dos piores a nível de colesterol e gordura saturada.
O pequeno-almoço inglês é um dos piores a nível de colesterol e gordura saturada.

Da mesma forma que há alimentos que devemos previligiar, há também outros alimentos de devemos evitar ingerir.

Durante a manhã, o nosso corpo está especialmente sensível. Com as defesas mais fracas devido a falta de alimento, ele vai absorver tudo para repor os níveis normais de açúcar no sangue, energia, etc…

Por essa razão, se lhe damos alimentos que não fazem bem normalmente, durante o pequeno-almoço é ainda pior. Daí a importância do pequeno-almoço ser a melhor refeição que deve fazer durante o dia.

Para saber o que deve evitar, confira a lista que se segue:

  • Ricos em gorduras saturadas – Vão disparar os seus níveis de colesterol, aumentando assim o risco de problemas relacionados com a incorreta circulação sanguínea.
  • Açúcares refinados – Este tipo de açúcar vai fazer o açúcar no seu sangue subir muito. Dessa forma, não só o excesso de açúcar no sangue é nocivo para o seu corpo, como vai aumentar o risco de diabetes tipo 2.
  • Alimentos já preparados – Alimentos que já vem preparados são ricos tanto em conservantes, como em sal. Fique longe.

Conclusão

Agora que já sabe da importância do pequeno-almoço, resta tornar esta refeição numa fonte de nutrientes saudáveis para o seu corpo.

Coma de forma saudável e vai viver também de forma saudável.

Mais importante que o tempo que vivemos, é a qualidade de vida que temos. E um pequeno-almoço saudável é a melhor forma de melhorar essa mesma qualidade de vida.

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