Se está a ler isto, certamente é daquelas pessoas que nunca gosta de perder, a não ser peso. Para a maior parte de nós, perder aqueles quilos a mais é algo que já procuramos a muito tempo, e este artigo vai de encontro a isso. Aprenda como emagrecer sem o voltar a ganhar os quilos que perdeu.

A “ciência” por trás de emagrecer

Emagrecer: quando um número mais pequeno nos trás mais felicidade.
Emagrecer: quando um número mais pequeno nos trás mais felicidade.

Em primeiro lugar, quero falar sobre o que é o emagrecimento em si, para que entenda o que é emagrecer, e como o conseguir.

Na teoria, emagrecer é simples, temos de criar um défice calórico no nosso corpo. Com isto quero dizer, para emagrecer precisa de consumir menos calorias do que aquelas que o corpo consumiu. Porém, passar fome durante dois dias não é uma opção.

Muitas dietas nos prometem perder bastante peso, em pouco tempo, e como se a mentira não fosse suficiente, ainda dizem: com saúde! Isso simplesmente não existe. Quando deixamos o nosso corpo à fome, ele pensa que o alimento está escasso e entra no modo “defensivo”. O que acontece em seguida vai contra os nossos objetivos. O nosso metabolismo baixa, e no lugar de perder gordura, perdemos massa muscular.

Como se não bastasse, ao privar o nosso corpo de alimento, esquecemos que o privamos de outra coisa muito importante, as vitaminas e minerais. Estas são essenciais para que o nosso corpo se mantenha saudável, o nosso sistema imunitário forte e o nosso organismo regulado. Isto é tudo o que perdemos com as típicas dietas que dizem “perder 5 quilos em 3 dias”.

O segundo tipo de dietas

O segundo tipo de dietas, chamando assim, são aquelas que nos prometem fazer perder peso numa quantidade maior de tempo, sejam algumas semanas ou meses.

Por não ser uma mudança tão drástica, o nosso corpo não sofre tanto. Porem, como qualquer dieta, há um senão: Passamos semanas a perder peso, alcançamos o peso que tínhamos como objetivo, mas com o tempo voltamos ao peso que tínhamos anteriormente.

A solução

A receita para emagrecer passa pela sua dieta.
A receita para emagrecer passa pela sua dieta.

Todo este tempo interpretamos as dietas da forma errada: o que devemos alterar é a nosso dieta permanente, o nosso estilo de vida. Temos de pensar em mudar de alimentação a longo prazo, como por exemplo comer menos gorduras, bem como mais vegetais. Dessa forma conseguiremos contornar a tendência que temos para acumular peso. O segredo da dieta é assim simples, só precisa de fazer algumas mudanças e o resultado aparecerá a longo prazo, sem sacrifícios nem dietas que a única coisa que perde é saúde.

As mudanças

Para cada mudança que eu disser, eu não digo que tenha de o fazer sempre, bem como obviamente não se aplicará a todos os leitores, mas a ideia deste artigo, essa sim,aplica-se a cada leitor, pode mudar pequenos hábitos que fazem toda a diferença.

Para emagrecer precisa perceber o que realmente come

A seguinte ideia é: pensar ou mesmo anotar cada vez que comer alimentos mais calóricos. Entenda com que frequência ingere alimentos como bolinhos, refrigerantes, álcool, gelados ou mesmo bolachas.

Exemplo: se todas as refeições(almoço e jantar) bebe um copo(200ml) de refrigerante, ao fim de uma semana já ingeriu 14 copos, e num mês, 60. Estes 60 copos correspondem a 12 litros de refrigerante. Em média, cada 100ml de refrigerante contém 40 calorias, pelo que esses 12 litros contem 4800 calorias! Agora pense o quanto esses alimentos maus do seu dia-a-dia o impedem de perder peso.

Pratique atividade física com regularidade

O tradicional aliado na batalha contra o peso - Correr para emagrecer
O tradicional aliado na batalha contra o peso – Correr para emagrecer

Com atividade física não digo todos os dias, uma hora de ginásio. Isso seria ótimo, claro, mas nem todos temos tempo nem paciência para nos fechar-mos tanto tempo numa sala. Coisas mais simples também podem fazer toda a diferença! Uma caminhada de 2 km por dia não deve ocupar mais de meia hora do seu tempo e permite, dependendo do seu peso, velociadade e outros fatores, consumir por volta de 150 calorias. Mensalmente, sem contar com os ganhos em saúde, gastaria 4500 calorias.

Pense para emagrecer

Provavelmente nunca pensou que pensar gasta calorias, mas estudos apontam para que sim. E o consumo de calorias pode chegar a uma caloria e meia por minuto, quando o usa de forma ativa, como a ler ou a praticar um outro exercício mental como por exemplo sudoku.

Todos nós temos sempre algo em que pensar, por isso pense, torne-se mais culto e emagreça enquanto o faz.

Em resumo

Como pudemos ver, o truque para emagrecer de verdade, não são dietas malucas e sem sentido algum, mas são sim, pequenas mudanças que fazem toda a diferença a longo prazo. Não devemos ter pressa para emagrecer. O nosso corpo leva tempo a se adaptar a uma mudança de peso, devemos respeitar esse tempo, para assim respeitar o nosso corpo.