Quase todas pessoas já ouviram falar de macronutrientes e micronutrientes, mas poucas pessoas percebem o que isso é. Pelo nome parece algo complicado, mas não, é algo bem simples.

O que são e para que servem?

Os macronutrientes garantem a energia que o corpo necessita, bem como músculos bem construídos
Os macronutrientes garantem a energia que o corpo necessita, bem como músculos bem construídos

Antes de falarmos sobre o que devemos ou não comer, ou que dieta fazer, temos de entender que todos os macronutrientes são essenciais ao organismo.

Os macronutrientes são os seguintes quatro: água, hidratos de carbono, gordura e a proteína.

A água, como já todos sabemos é de extrema importância ao nosso corpo, pois ela, por exemplo, atua como solvente e torna possível as reacções químicas que ocorrem no nosso organismo. Além disso, a água desempenha também um papel fundamental na eliminação de substancias tóxicas, sendo esta feita através da urina. Isto, claro, entre outras inúmeras funções que desempenha.

As proteínas que são necessárias para a construção e manutenção de tecido muscular, também estão presentes nos anticorpos, que por sua vez atuam no nosso sistema imunitário e assim fazendo o nosso organismo mais resistente.

Os hidratos de carbono, ou carbohidratos, são a nossa fonte principal de energia e os podemos dividir entre hidratos simples e complexos. Os simples são, por exemplo, o mel e o açúcar, enquanto que os complexos conseguimos-os obter a partir de massas, arroz, batata, entre outros.

Por último, as gorduras, embora vistas muitas vezes como vilão, tem o papel de ajudarem a manter a temperatura corporal, além de atuarem como reserva de energia e também proteger os nossos órgãos contra lesões.

Se gostou do artigo, então também gostará do nosso artigo sobre micronutrientes!

Artigos que certamente recomendo a leitura: