Ovo - uma ótima fonte proteica
Ovo – uma ótima fonte proteica.

Desde sempre que o ovo faz parte da nossa alimentação. Sempre os consumimos sem saber o bom para nós que eles são. Por isso, neste artigo vou desvendar o poderoso alimento que ele é e assim vai ficar a saber que o ovo é um dos melhores alimentos que pode colocar na sua alimentação.

Desde frito a cozido, inúmeras são as formas de cozinhar este alimento, e de certeza que uma delas é do seu agrado. O que torna tudo melhor é que é um alimento que se pode exceder um pouco, que o seu corpo agradece.

Ovo e o sua função na natureza

Pode não perceber porque eu falo das funções do ovo na natureza, mas quando acabar de ler este pequeno texto vai perceber onde eu quero chegar, bem como o meu ponto de vista. Como todos nós sabemos, a galinha põe o ovo para que a partir dele nasça um pintainho. Enquanto que, no caso do ser humano, as mulheres carregam o bebé na barriga e o bebé é alimentado a partir do cordão umbilical até ao seu nascimento, no caso dos pintainhos isso não acontece.

Por essa razão, o ovo tem de estar preparado para ser capaz de criar um pintainho a partir dele. Assim sendo, tem de carregar uma enorme quantidade de macronutrientes, assim como micronutrientes.

Que macronutrientes contém?

Para ter uma melhor noção de tudo que aporta, irei falar de um ovo médio, que ronda as 50 gramas. Em primeiro lugar, vou começar pela clara, ela contém cerca de umas 3 generosas gramas de proteína, além de quantidades vestígiais dos outros macronutrientes. Assim sendo, acaba por ser um alimento muito procurado por desportistas, que tem o objetivo de ingerir bastante proteína sem consumir muitas calorias.

Por sua vez, a gema não deve ser colocada de parte. Ela, além dos micronutrientes que nos trás, que vou falar já de seguida, contém 3 gramas de proteína, e apesar de conter aproximadamente 5 gramas de gorduras, as gorduras presentes na gema não são más! Bem pelo contrário, ao consumir o ovo completo, irá diminuir o mau colesterol, e aumentar o bom colesterol. Sim, acabou o mito de que os ovos aumentavam o colesterol.

E micronutrientes?

Como falei anteriormente, o ovo necessita conter os micronutrientes necessários para criar um pintainho dentro de ele. Por esse motivo, podemos esperar um alimento rico também em micronutrientes.

O ovo, além de conter vitamina A, D, E, e vitaminas do complexo B também nos consegue oferecer bastantes minerais. Ele contem fosforo, potássio, selénio, ferro e zinco. Assim sendo, ele contribui com minerais que ajudam a recuperação muscular e um sistema imunitário forte e resistente.

Para concluir

Todos estes benefícios do ovo vem acompanhado de algo como apenas 60 kcal, por não trazer hidratos de carbono. Porém, no caso de consumir este alimento frito em óleo, ele contém mais 35 calorias aproximadamente, as quais são provenientes de 4 gramas de gordura saturada, a qual não é boa para si. Caso frite o ovo em azeite, ele vai conter a mesma gordura mas já é uma gordura melhor.