Qualquer atleta de alto rendimento sabe que a alimentação é crucial para o rendimento. Hoje falaremos um pouco dos alimentos favoritos dos atletas para que conheça o que eles comem e o que você deve comer também.

O exemplo de um prato cheio dos alimentos favoritos dos atletas
O exemplo de um prato cheio dos alimentos favoritos dos atletas

Se ser atleta é complicado, ser atleta de alta competição é ainda mais. O desgaste físico e mental durante as provas requerem muita preparação e alcançar a vitória muitas vezes não depende só da dedicação. São muitas as variáveis que influenciam nos resultados e agora vamos falar de uma delas: a alimentação favorita dos atletas.
Como já falamos no artigo acerca da importância da alimentação do desporto, é através da alimentação que o nosso corpo obtém tudo o que necessita, quer seja para as seu correto funcionamento, quer seja para melhorar o rendimento.
De todos os alimentos favoritos, temos de começar por algum lado, e assim sendo, comecemos pelos macronutrientes.

Macronutrientes

Como sabemos, neste grupo entra as proteínas, hidratos de carbono e gorduras. Se quiser saber mais sobre macronutrientes e as suas funções, pode consultar o nosso artigo referente a esse assunto.
Refiro também, que como sabemos, cada atleta tem as suas preferências. Desse modo, não é possível falar de todos os alimentos em si, por isso falarei apenas dos mais comuns e importantes de referir.

Os alimentos favoritos a nível de proteína

Qualquer atleta sabe que as proteínas são essenciais, quer para crescimento, quer para recuperação muscular, estes são alguns dos alimentos favoritos a nível de proteína.

Ovos

Como já falamos no nosso artigo acerca de melhores alimentos para a saúde em geral, os ovos não só nos oferecem uma enorme quantidade de proteína, como nos dão uma boa quantidade de outros micronutrientes.

Carnes brancas

Sendo mesmo o alimento de eleição de muitos atletas, as carnes brancas oferecem o que muitos atletas procuram: alimentos que praticamente só contém proteína. Neste grupo podemos, por exemplo, encontrar o frango e perú, sendo estes os mais conhecidos. Porém, o termo carnes brancas não se refere apenas a carne, mas também peixe.

Salmão

Eu dei destaque ao salmão em si, porque ele aporta um nutriente que é difícil de encontrar na nossa alimentação: o omega-3. Quero salientar também que o salmão que mais tem, é o salmão de mar. Muitas vezes optamos, por razões económicas, em comprar o mais barato. Por outro lado, devido ao facto de ser criado em aquacultura, ele não tem a alimentação adequada e assim não tem os nutrientes que devia. O omega-3 pode ser um poderoso aliado para qualquer atleta, pois além de manter o coração saudável, ele auxilia na prevenção de inflamações.

Tremoços

Desconhecido de muitos como um dos alimentos favoritos dos atletas, este alimento está de certeza entre os meus favoritos. Apesar de muitas vezes os que encontramos no supermercado com um teor elevado de sal, se procurar-mos bem, encontramos algum que não. Muitas vezes usados como petisco, os tremoços aportam 40 gramas de proteína por cada 100 gramas, contendo assim mais proteína que carnes e peixes.

A aveia é um dos alimentos favoritos entre os desportistas por ser das melhores fontes de hidratos de carbono
A aveia é um dos alimentos favoritos entre os desportistas por ser das melhores fontes de hidratos de carbono.

Hidratos de carbono

Atuando no organismo como fonte de energia, os hidratos de carbono são indispensáveis para quem procura dar o máximo nos treinos, assim como nas provas.

Aveia

Já presente na dieta de muitos, a aveia é uma das melhores fontes de hidratos de carbono que se conhece atualmente. Ela contem hidratos de carbono de baixo índice glicémico. Para quem não sabe, isto significa que eles serão absorvidos lentamente, e assim, vai ter energia por mais tempo. Para entender melhor, os açucares refinados são hidratos de alto índice glicémico, ou seja, estão no outro lado da balança. Dessa forma, os açucares causam picos de energia, sendo seguidos de uma sensação de fraqueza causada pela quebra de açucares no sangue. A aveia, por ter um baixo índice glicémico, constitui um ótimo alimento para consumir antes do seu treino. Dessa forma, terá uma energia constante ao longo da sua atividade física, coisa que não aconteceria com os referidos açucares refinados.
Outro ponto a favor na aveia, é que também é rica em vitaminas e minerais, ajudando assim na difícil procura desses nutrientes.

Cereais integrais

Os cereais integrais ganharam a sua fama de serem saudáveis e isto não aconteceu por acaso. No processo de refinação da farinha, é tudo filtrado, restando apenas o interior do grão. Como resultado, são perdidos a fibra, assim como maior parte das vitaminas e minerais. Uma forma de contrariar esse desperdício desnecessário de nutrientes na nossa alimentação, é promovendo o consumo de cereais integrais.

Mel

Utilizado à milénios, o mel é obtido a partir do pólen das flores. Até aqui todos sabemos. O que desconhecemos, é que ao ser obtido das flores, consequentemente, o mel vai ter as propriedades que essas flores continham. Assim, podemos contar com o mel no combate a doenças como gripe, asma, amigdalite e bronquite.

Outro entre os alimentos favoritos dos atletas é o oleo de coco: ele é uma das melhores fonte de gordura boa
Outro entre os alimentos favoritos dos atletas é o oleo de coco: ele é uma das melhores fonte de gordura boa

Gorduras

Sendo muito importantes para que o nosso corpo funcione corretamente e responda a tudo que lhe exigimos, as gorduras não devem ser excluídas da alimentação. Devemos sim, optar por gorduras boas.

Azeite de oliva

Fonte de gorduras monoinsaturadas, o azeite ajuda no combate ao mau colesterol, o LDL. O mau colesterol é responsável por “entupir” as nossas artérias, podendo a longo prazo causar enfartes e outros problemas relacionados. Outra vantagem que o azeite tem em comparação com óleos vegetais (mesmo o de girassol) é que no aquecimento deste segundo, é libertada acroleína. Já anteriormente falei no quanto a acroleína é má, no artigo sobre o porque de as batatas fritas serem um dos piores alimentos para a saúde. Porém para quem não leu, a acroleína é também a substância que sai do escape no momento em que liga o seu carro. Esta é uma das substâncias mais cancerígenas para o ser humano.
Voltando ao azeite, por ele não passar por um processo muito industrializado, ele contém as mesmas propriedades que a azeitona, desde vitaminas, a propriedades medicinais.

Óleo de coco

Para mim, uma das melhores fontes de gordura que devia estar na casa de todas as pessoas, é o óleo de coco.
Este óleo, não sendo apenas um ótimo substituto na sua cozinha para outras gorduras menos boas, também vem carregado de coisas boas para nós. Em primeiro lugar, ele nos fornece muito colesterol bom e ajuda a combater o mau. Depois, por ser um triglicerídeo de cadeia media, ele é facilmente transformado em energia, e assim, ao contrario de outras gorduras, não se acumula no organismo. E para acabar, entre muitos outros benefícios, ele é um ótimo hidratante para a pele, não só pelo seu consumo, mas também a partir de uso tópico.

Conclusão

Aqui ficamos a conhecer alguns dos alimentos favoritos por parte de desportistas. Como desportista, não só é importante alimentos que nos ajudem nas nossas metas, mas também é importante alimentos que cuidem de nós ao longo do dia. Muitas vezes os atletas trocam saúde por preparação física, mas fique a saber que isso não é necessário, se nos alimentar-mos corretamente e fornecendo ao nosso corpo tudo que ele pede.

Para conhecer mais sobre alimentação e a sua importância, recomendo a leitura dos seguintes artigos: