Perder peso faz parte dos objetivos de muita gente. É sempre um dilema quando pensam se podem ou não comer um alimento. Para tornar tudo mais fácil, trago esta lista: Assim já sabe 10 alimentos que pode comer e ainda ajudam a ganhar a batalha contra a balança.

Antes de começar, quero que leia o seguinte paragrafo

Confira a nossa lista de alimentos para perder peso
Confira a nossa lista de alimentos para perder peso

Como já falei anteriormente no nosso artigo “Como emagrecer de vez e com saúde“, mais importante do que perder peso, é criar um equilíbrio entre o que consome e o que gasta.
Passo a explicar: Imagine que consome diariamente 3000 kcal mas só gasta 2000. Dessa forma, ao fim de uns meses acumulou uns quilos Faz dieta e consegue perder o peso que ganhou, e por isso volta à sua dieta antiga. Dessa forma, ao fim de outros tantos meses, já voltou novamente a ganhar o peso.

E você pergunta:Tenho de fazer novamente a dieta?

Emagrecer: quando um número mais pequeno nos trás mais felicidade.
O importante não é perder peso. É perder peso de forma saudável

A minha resposta é:Tem de se re-educar a alimentar e mudar os seus hábitos alimentares. Se no fim da dieta voltar a fazer o que a fez ganhar peso, vai certamente voltar a ganhar peso. E dessa forma nunca vai estar totalmente tranquila. Agora sou eu que pergunto: Qual acha melhor? Estar de forma permanente a perder o peso que ganha, ou aprender como não ganhar peso novamente?

No artigo que mencionei acima, vai ter uma explicação mais ampla e detalhada de toda a lógica de como perder peso de forma saudável e definitiva.

Algumas breves dicas que fazem a diferença

Antes de continuar, também quero deixar 4 breves dicas de ouro para perder peso que farão muita diferença a longo prazo:

  • Não consumir açucar refinado
  • Reduzir o consumo de gordura
  • Não comer em excesso
  • Se também está a tentar deixar de fumar, foque-se primeiramente em apenas um deles

Não entende porque? Quando está com a ansiedade de comer, provavelmente acaba a fumar. Por outro lado, quando tenta deixar de fumar, tem um apetite quase incontrolável. Se juntar os dois, ou tem mesmo muita força de vontade e não deixa que um influencie o outro, ou acaba por voltar a comer e a fumar como antes, e ainda por cima frustrado de não ter conseguido alcançar nenhum dos seus objetivos. Mas sem mais demoras:

Top 10 de alimentos e bebidas para perder peso

Alimentos

1 – Chocolate negro. Rico também em antioxidantes, o chocolate negro pode ser uma grande ajuda na hora de perder peso. As suas propriedades fazem com que o chocolate aumente o seu metabolismo bem com faz com que fique saciada. É ótimo para aqueles momentos em que “precisa” algo doce.

O exemplo de um prato cheio dos alimentos favoritos dos atletas
Carnes brancas – perca peso comendo

2 – Carnes brancas. Este fonte de proteína animal praticamente não tem mais nada a não ser proteína. O nosso corpo para absorver as proteínas precisa de as “quebrar” em proteínas mais pequenas. Isto requer mais energia do que aquela que o corpo recebe ao ingerir as próprias proteínas.

3 – Leguminosas. Muita gente não insere este alimento na sua alimentação: Ou é por não gostar ou simplesmente pelo trabalho que dão. Mas deve inserir, até porque as leguminosas são ricas em proteína e fibras, que acabam por dar-lhe uma sensação de saciedade que dura mais tempo.

4 – Maçã. Os compostos fenólicos e flavonóides presentes na maça são capazes de retardar o envelhecimento, mas não é só por causa deles que a maça entra nesta lista. O seu alto teor de fibra e água faz com que o seu transito intestinal funcione melhor, bem como hidrata o seu corpo e ainda faz ficar saciada por muito tempo.

Pimenta, uma boa especiaria para perder peso.
Pimenta, uma boa especiaria para perder peso.

5 – Pimenta. Como já falamos anteriormente, a pimenta é rica em capsaicina. Esta substância é um poderoso termogénico que vai fazer queimar muitas calorias, assim como também é capaz de inibir o apetite, fazendo com que coma menos.

6 – Verduras. Todo este grupo de verduras tem um efeito positivo quando se fala de emagrecer. Uns mais outros menos, é claro. Mas todos eles se podem resumir quase da mesma forma: Baixos em calorias, ricos em fibras e ricos em vitaminas e minerais, as quais são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Bebidas

7 – Chá de hibisco. Este chá é capaz de fazer algo que nenhum dos alimentos e bebidas que se falou acima é capaz. Ele é um poderoso diurético, visto que faz com que perca de forma saudável o excesso de líquidos que tem no corpo. Mas as suas propriedades não ficam por aqui: Ele tem também um efeito detox no organismo, e assim não só ajuda a perder peso, como limpa o corpo de toxinas.

8 – Chá verde. O chá verde é rico em cafeína e catequinas. A cafeína, como todos conhecemos atua como uma espécie de energético no organismo. Isto acontece por ter um efeito termogénico, o que faz acelerar o metabolismo e dessa forma o corpo queimar mais calorias para gerar energia. O segundo é um poderoso antioxidante que também ajuda a acelerar o metabolismo.

9 – Chá de gengibre. Além de que é um ótimo medicamento caseiro para inflamações, o gengibre também tem propriedades termogénicas, o que faz com que mesmo em repouso, gaste mais calorias.

E por ultimo

Inúmeras especiarias, Inúmeros benefícios
Inúmeras especiarias, Inúmeros benefícios

10 – Especiarias. Toda a especiaria tem benefícios em alguma coisa, mas o mais comum de encontrar entre todas elas é que elas podem ser aliadas na hora de perder peso.

Veja também: 5 especiarias que lhe dão saúde

Conclusão

Mais importante do que se focar em perder peso, é perder os hábitos que fizeram esse peso aparecer. Todos estes alimentos não devem a base da sua alimentação, mas sim incluídos. E mais importante: não perca a motivação. Se alguém já conseguiu, isso significa que é possível. Se é possível, então você também é capaz.

Veja também: