Quem não gosta de batatas fritas? Quase toda a gente adora este método de preparar as suas batatas, quer como acompanhamento para carnes, bem como com a sua fast-food ou mesmo de pacote. O que não sabe é o veneno escondido neste alimento.

Malefícios das batatas fritas

batatas fritas
Um dos piores alimentos para a saúde – as batatas fritas

Quem nunca se perdeu neste alimento que se acuse, se é que haja alguém. Todos nós, numa altura ou outra nos perdemos num prato de batatas fritas, bem como mal-tratamos o nosso corpo com este alimento, sem saber.

Começo então a explicar o porquê de eu ter excluido este alimento da minha alimentação.

Cancerígeno

Em primeiro lugar, comecemos por falar da confeção deste produto. As batatas são colocadas numa gordura hidrogenada a ferver. Até aqui toda a gente sabe, o que não se sabe é o que acontece com essa gordura durante o aquecimento. Durante o aquecimento, quando o óleo atinge os 100ºC, ocorre a formação do glicerol. Ao atingir 150ºC, o glicerol é transformado em acroleína, bem como ocorre a formação de radicais livres. A acroleína é utilizada como um herbicida para controlar ervas daninhas submersas e flutuantes, bem como algas em canais de irrigação. Agora imagine isto na sua corrente sanguínea.

Mas o mal não fica só por aqui: Qualquer óleo usado para fritas as suas batatas fritas não é aquecido só uma vez. Quer na sua casa, quer no restaurante, ninguém usa 1 litro de óleo para fritar uma dose e o deita fora, utiliza e reutiliza. Agora imagine a quantidade de radicais livres e acroleína que se forma em todos os seus sucessivos aquecimentos.

Gordura hidrogenada

O maior inimigo do coração é a gordura hidrogenada. O pior é que todos esses óleos que encontramos nas prateleiras do supermercado o são. E estas gorduras estão carregadas de gorduras transgénicas, que trazem vários problemas para o organismo, tais como redução do colesterol bom, aumento do mau, bem como obesidade e doenças cardiovasculares. Isto, claro, entre muitas outras.

E as nossas batatas fritas atuam como uma esponja, absorvem aquele óleo todo. Assim, sem que nos aperceba-mos, ingerimos quantidades absurdas de gordura. Numa dose de 100 gramas de batatas fritas, encontramos 15g de gordura! Só isso são 135 kcal, não contando hidratos e proteína. Um grande inimigo da sua dieta também.

Sódio/Sal

Como que se não chegasse, as batatas fritas contém quantidades enormes de sódio, sendo ainda pior no caso das cadeias de fast-food. Um ser humano, em média deve ingerir até 5 gramas de sal por dia. 100 gramas de batata de pacote contém 1.3 gramas! O excesso de sódio no organismo resulta em pressão arterial alta, bem como cancro no estômago, pedras nos rins, doenças cardiovasculares, obesidade, entre muitos mais.

Batatas pré-fritas e congeladas

Estas batatas em especifico ainda conseguem ser piores. Não só estão carregadas de conservantes assim como de gordura. Lembro que durante o processo de fritura, ainda vão absorver mais óleo. Isto levando em conta é um alimento bastante processado, o que o faz perder as suas qualidades, que são substituídos por malefícios.

Conclusão

Como vimos, o gosto de umas batatas fritas não compensa o dano que causa ao seu corpo, mas nem tudo está perdido. Há pequenas mudanças que podemos fazer nas nossas batatas para que sejam mais saudáveis e menos nocivas para nós! Em relação as batatas fritas nos restaurantes e cadeias de fast-food… Isso já não há nada a fazer…

Veja também mais alimentos a retirar da sua mesa: