Toda a gente já ouviu falar de metabolismo. Ouvimos sempre alguém a falar que o seu metabolismo é rápido/lento e que isso tem um grande impacto no seu peso. Mas você sabe de verdade o que é o metabolismo e que impacto ele tem no seu corpo? Duvido. Continue a ler para saber tudo, bem como formas de o acelerar e perder um peso a mais.

O que é?

Cuide de si cuidando do seu metabolismo
Cuide de si cuidando do seu metabolismo

Antes de saber como optimizar o metabolismo para conseguir alcançar os nossos objetivos, sejam eles quais sejam, temos de responder à seguinte pergunta: O que é o metabolismo?

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do nosso organismo. Desde a síntese de uma biomolécula até à digestão de alimentos, ocorrem inúmeras reações químicas que tornam tudo possível e que por sua vez gastam energia.

O metabolismo, por sua vez pode ser dividido em três “categorias” distintas, sendo elas a taxa metabolica basal, a termogênese de atividade sem exercício e termogênese da atividade física.

Taxa metabólica basal

O exemplo de um prato cheio dos alimentos favoritos dos atletas
Carnes magras ajudam a aumentar o metabolismo – gastam mais energia para ser digeridas do que aquela que fornecem

A taxa metabólica basal(TMB) não é nada mais, nada menos do que a quantidade de calorias que o corpo gasta para seguir funcionando e garantir que todos os seus órgãos tenham a energia que necessitam para funcionar corretamente. Esta varia principalmente com o peso, idade, altura, género e composição muscular.

Para calcular por alto a TMB, recomendo o método Harris Benedict. Dessa forma, podemos saber um valor aproximado da nossa TMB. Este método não leva inumeros fatores em conta, mas por sua vez, é simples e da-nos uma ideia daquilo que o nosso corpo necessita. Para calcular, recomendo esta calculadora presente no unimed.coop.br. Para aceder basta clicar no link e abrirá num novo separador a calculadora.

Termogênese de atividade sem exercício

Todos os movimentos, mesmo os mais simples como levantar de uma cadeira, consomem energia. Esta segunda “divisão” do metabolismo é referente às calorias que gasta no seu dia-a-dia, no conjunto de todas estas atividades simples. Aqui já não há nenhuma forma de calcular de forma aproximada, pois cada rotina é diferente, assim como o seu consumo calórico.

Termogênese da atividade física

Esta ultima categoria é referente às calorias gastas com a prática de atividade física. Esta por sua vez varia com a intensidade do exercício, duração, bem como varia de pessoa para pessoa.

Já sei o que é o metabolismo! E como o usar para me ajudar a ter o peso que procuro?

Quer procure ganhar peso, quer procure perder peso, a diferença entre o seu metabolismo e o consumo de calorias que tem é que vai ditar as diferenças que vão aparecendo no seu corpo.

Se procura ganhar peso, opte por consumir mais calorias do que aquelas que o seu corpo gasta, optando sempre por uma alimentação variada e saudável, dando prioridade a alimentos não processados e preparados também de forma saudável.

Por outro lado, se procura perder peso, a sua melhor opção é procurar ter um défice calórico causado por um metabolismo acelerado.

Como acelerar o metabolismo?

Para acelerar o metabolismo temos de explorar cada uma das suas categorias e ver onde podemos melhorar.

mulher a praticar desporto
Uma mente saudável só vive num corpo saudável – lembre-se disso.

Taxa metabólica basal: Nesta categoria, o único sítio que conseguimos manobrar é o peso e a composição muscular. Assim sendo, para aumentar a TMB podemos procurar ganhar massa muscular. Aqui não há muito mais a fazer, principalmente porque a TMB é baseada no corpo que temos e não nas nossas atividades quotidianas.

Termogênese de atividade sem exercício: Visto que esta categoria é baseada nas nossas rotinas, é nelas que temos de nos focar. O sedentarismo é um mau habito para o nosso corpo que infelizmente, é cada vez mais frequente. Este é responsável por este tipo de metabolismo ser tão baixo e muita gente ter dificuldades em emagrecer.

Termogênese da atividade física: Esta ultima categoria é baseada na nossa atividade física apenas. Sendo assim não há nada que podemos fazer para aumentar de forma mais permanente. Tudo o que podemos fazer é continuar a praticar atividade física ou faze-lo de forma mais frequente.

Alimentos que aumentam o metabolismo

Na luta de aumentar o metabolismo, também há alimentos que nos ajudam a alcançar os nossos objetivos. De uma forma ou outra, estes optimizam algumas das categorias que podemos encontrar acima. Entre estes alimentos podemos encontrar:

  • Chá verde e café, pela cafeína
  • Especiarias
  • Malaguetas e pimentas, ricas em capsaicina, que atua como termogénico
  • Carnes brancas, pois estas requerem mais energia para serem digeridas do que aquela que fornecem
  • Peixes ricos em omega-3, pois estes melhoram o metabolismo da glicose
  • Clara de ovo, pela mesma razão das carnes brancas
  • Água, veja aqui a sua importância

Claro que há muitos mais alimentos que indirectamente também acabam por aumentar o metabolismo, mas não da forma que estes alimentos acima mencionados são capazes.

Erros que baixam o metabolismo

Da mesma forma que certas atitudes que podemos tomar aumentam o nosso metabolismo, há também atitudes que causam o efeito oposto:

  • Falta de sono faz com que tenhamos menos energia, e assim acabamos a queimar menos calorias
  • Não comer o suficiente faz o nosso corpo baixar o metabolismo para armazenar a maior quantidade de energia possível, em gordura.
  • Falta de atividade física
  • Não comer proteína, pois esta tanto ajuda a criar massa muscular como a queimar calorias

Conclusão

Um metabolismo saudável e bem cuidado também tem o seu peso tanto na nossa saúde, como na energia que temos para enfrentar cada dia. Cuide do seu metabolismo e assim aproveite mais a vida.

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