hambúrguer de salmão

Uma coisa que sentimos falta de vez em quando, é de um bom hamburguer. Isso não ha muito a fazer. Aquilo que sim, se pode fazer, é uma versão mais saudável, e é nesse sentido que trago esta receita de Hambúrguer de camarão e salmão com molho picante.

Sem dúvida, esta é uma versão muito diferente do hambúrguer tradicional, mas se você é amante de tempero, salmão e camarão, não pode perder!

Ingredientes para o Hambúrguer de camarão e salmão com molho picante

  • 175g de camarão cru, descascado e picado
  • 4 filetes de salmão sem pele, cortados em pedaços pequenos
  • 3 cebolinhas picadas
  • 2 dentes de alho finamente picados
  • 1 limão (sumo e raspa)
  • Um pequeno punhado de coentros
  • 60 g de iogurte grego (ou maionese vegana)
  • 3 claras de ovo
  • 4 colheres de chá de molho piripiri (ou de sua preferência)
  • 1 pepino (descascado em tiras)
  • 2 alfaces raladas
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 4 pães de hambúrguer já tostados, para servir

Preparação

Em primeiro lugar, coloque metade do camarão, metade do salmão, cebolinha, raspas de limão, alho e os coentros em um processador de alimentos até formar uma pasta grossa.

Em seguida, misture bem numa tigela o restante do camarão o salmão e as claras de ovo, tempere bem ao seu gosto e forme quatro hambúrgueres. Deixe-os no frigorífico por cerca de 10 a 15 minutos.

Agora, uma tigela pequena, misture o iogurte grego (ou maionese vegana) e o molho piripiri, tempere e adicione um pouco de sumo de limão ao seu gosto.

Misture a alface com o pepino, adicione um pouco do sumo de limão que restou do passo anterior , assim como uma colher de chá de azeite.

Em uma frigideira grande, aqueça o restante do azeite e frite os hambúrgueres por 3 a 4 minutos de cada lado, virando-os delicadamente, até ficarem dourados, crocantes e bem cozidos.

Depois é só montar os seus hambúrgueres de camarão e deliciar-se!

Dados adicionais:

Pão ralado

Se quiser, pode adicionar também um pouco de pão ralado quando está a preparar os seus hambúrgueres. Já nesse sentido, se adicionou as claras de ovo, mas mesmo assim se quer um hambúrguer de camarão que não quebre tão facilmente, pode faze-lo.

Outra coisa importante que ajuda nesse sentido é também compactar bem os hambúrgueres quando os tiver compactando.

Salmão

Outra coisa muito importante, é a qualidade do salmão principalmente. Normalmente, as pessoas acabam por procurar o mais barato. E o salmão claro que não é uma exceção.

O que acontece é que esse salmão é criado em viveiro. Além de ser alimentado com produtos não tão bons, é carregado de hormonas, medicamentos e corantes, até porque a cor rosada, não é natural dele.

Por isso, se realmente se preocupa com a sua saúde, recomendo que procure salmão de mar. A procura não é fácil e nesse sentido, relembro que o salmão, sendo um peixe de água fria, é naturalmente encontrado em zonas como Russia, Alasca e Noruega.

Se vir salmão do Chile, fique longe! Apesar de naturalmente não ter salmão nativo nos seus rios e mar, ele é o segundo produtor mundial de salmão.

Por último lugar, resta-me desejar-vos bom apetite, assim como o vosso hambúrguer de camarão ter ficado tão delicioso como o meu.

Se procura mais receitas, certamente que vai encontrar alguma que procura em: www.manualdasaude.pt/receitas/