Rolinhos primavera com frango
Sugestão de apresentação.

Se há coisa que os portugueses adoram, é comer. Disso não há duvida. Por outro lado, acabam por comer demais e tudo o que resta são barrigas (demasiado) cheias, e pratos vazios.
Hoje trago esta receita de rolinhos primavera com frango nesse sentido. São perfeitos quando procura aquele jantar que o deixa satisfeito, mas sem comer demais.

Como se não bastasse serem também super saborosos, são ainda super saudáveis e vão faze-lo sentir que está num restaurante asiático!

Ingredientes para os Rolinhos primavera com frango

  • 1 pimentão vermelho e um amarelo (pequenos)
  • 150g de cogumelos
  • 8 folhas de arroz
  • 80g de cebola (cortada em tiras de juliana muito finas)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 100g de peito de frango em tiras finas
  • 1 raminho de coentro fresco picado
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • Sal e pimenta a gosto

Preparação

Primeiramente, comece lavando e secando os pimentões, removendo as sementes e cortando-as em tiras finas.

Em seguida, limpe os cogumelos com um pano húmido e pique-os em cubos pequenos.

Em uma panela quente, adicione o azeite e refogue o pimentão, a cebola e os cogumelos por alguns minutos

Depois, adicione o frango, mexendo sempre, até que ele esteja bem cozido.

Desligue o fogo e adicione o gengibre, o molho de soja e o coentro picado, depois tempere com sal e pimenta ao seu gosto.

Agora, para finalizar, mergulhe uma folha de arroz de cada vez em água quente (sem ferver) por cerca de 5 a 10 segundos até ficar ligeiramente maleável. Remova-a com cuidado e espalhe-a.

Depois seque-a um pouco com um pano, distribua o recheio no um pouco abaixo do centro e dobre a massa no recheio.

Para dobrar, comece por fechar nas duas extremidades, depois dobre a parte inferior e enrole-se para fazer um rolo apertado, cuidando para que não haja ar dentro e esta pronto! 

Para facilitar a tarefa, deixo abaixo um video que pode ver como a senhora dobra os rolinhos primavera. O video, infelizmente, não se encontra em português, mas dá para entender perfeitamente como os dobrar.

https://www.youtube.com/watch?v=IfI1wMeDXhg

Dados adicionais

Primeiramente, se você preferir uma alternativa vegetariana, pode substituir o frango por um pouco de repolho chinês, cenoura ralada ou rebentos de feijão que também são muito saborosos e crocantes.

Outro ponto que quero alertar, é para o facto de caso seja a primeira vez que faz rolinhos do tipo ou trabalha com este tipo de massa, ela tem muita tendência a dobrar e colar-se. Por isso conte que é capaz de gastar mais uma ou duas folhas de arroz.

Dependendo da marca das folhas de arroz, provavelmente elas vão ficar maleáveis mais rápido ou mais devagar. O truque é retira-las da água quente quando estão a começar a ficar maleáveis.

Assim, enquanto as estende na superfície que vai usar para as dobrar, elas absorvem mais alguma água, ficando completamente maleáveis.

Ao fazer isto, vai ser mais difícil elas colarem-se nelas próprias e dificultar a tarefa de as enrolar.

Se por outro lado, não gosta de folhas de arroz, pode substituir por massa filo e fritar por 1 a 2 minutos. O resultado, apesar de um pouco menos saudável, fica igualmente saboroso.

Por fim, resta-me desejar bom apetite e sugerir que acompanhe com molho de soja, molho agridoce ou molho de pimentão doce. Não se vai arrepender!