salada de atum

Hoje trago uma sugestão que por muitas vezes é esquecida: a salada de atum.

Quem por várias vezes, esteve em casa a pensar o que fazer, principalmente num dia de verão. Só queremos um almoço refrescante e que não precise de grande trabalho, porém, não nos surge nada em mente. É para ajudar nesse sentido que trago esta receita de salada de atum.

Ela propriamente não precisa de uma receita em si, até porque praticamente é só cortar e misturar. Por outro lado, vou trazer até vocês a forma que gosto de a preparar: com tomates e azeitona preta.

Estes dois ingredientes trazem ainda mais frescura do que qualquer outro.

E o melhor de tudo nesta receita: Não tem gordura!

Mas sem mais demoras, vamos ao que importa:

Ingredientes para a salada de atum, tomate e azeitonas pretas

  • 430g de tomates maduros picados
  • duas latas de atum já escorridas(170g aprox)
  • 1 ½ xícaras de cebola picada
  • 1⁄3 xícara de coentro fresco picado
  • 1 pimentão jalapeño, sem sementes e picado (se gosta de picante)
  • 2 colheres de sopa de suco limão
  • 2-3 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
  • 2 dentes de alho finamente picado
  • ¼ colher de chá de sal (ou a seu gosto)
  • duas colheres de sopa de azeite

Preparação

A preparação não é nada de especial, literalmente. Em primeiro lugar, tem de picar todos os ingredientes. Em segundo lugar e por ultimo, é juntar todos os ingredientes, misturar e servir. Para servir tanto pode servir só assim, como com torradas.

Eu, pessoalmente, gosto de comer com torradas integrais. Não só me deixam saciado por mais tempo, assim como o crocante das torradas combina bem com a frescura da salada de atum.

Pontos que gostava de avisar/recomendar

Salada de atum e os jalapeños

Aqui, em primeiro lugar, queria alertar para o uso de jalapeños. Eu, como pessoa adicta ao picante, adoro-os. Isto porque dá aos meus pratos um picante bastante forte (muito forte mesmo).

Outro ponto a favor, é que enquanto o sabor do piri-piri pode sobresair e esconder todos os outros sabores de um prato, isso não acontece com os jalapeños.

Por isso, se não conhece como são os jalapeños, recomento que use metade daquilo que foi descrito acima na receita de salada de atum.

Maionese

Outro ponto que gostaria de falar é da possibilidade de adicionar maionese à salada de atum. Eu gosto bastante da receita assim. Não vejo que precise de molho, até porque quase todos os ingredientes, já tem bastante água.

Por sua vez, se realmente procura adicionar maionese. recomendo que seja maionese vegana. Não se deixe assustar a pensar que só por ser vegana é cara: Você pode facilmente prepara-la em casa!

A maionese vegana, por sua vez, não tem colesterol, ao contrário da versão “original” da maionese.

Dependendo de como fizer a sua maionese vegana, ela pode conter alguma gordura, é verdade. Mas são gorduras boas. Isso não permite que possa abusar, mas significa que não tem de se sentir culpado/a se comer uma vez ou outra.