De certeza que já tem algum conhecimento sobre a importância da hidratação. Sabe que a hidratação trás inúmeros benefícios para si. Por outro lado, muitas vezes ignora isso, ou vê alguém que o faz, principalmente na pratica de desporto, onde a hidratação é ainda mais importante.

A importância da água para o corpo humano

Água, um liquido essencial para a vida.

Como sabe, a água é o principal constituinte do corpo humano, e uma boa hidratação é vital, porque a água esta presente em todas as reações químicas que ocorrem no nosso organismo, além de contribuir para que os nutrientes e oxigénio cheguem as nossas células. Outra função da água é a regulação da temperatura corporal, que tem um papel ainda mais importante quando praticamos desporto.

Durante a pratica de desporto, é produzida uma grande quantidade de energia térmica, como resultado na atividade. Se essa energia térmica não fosse expelida do nosso organismo, facilmente sobreaquecíamos e o nosso corpo entraria em colapso. A resposta natural do nosso corpo passa por baixar a temperatura corporal, através do suor principalmente.

O que ocorre quando não nos hidratamos corretamente?

O problema de não haver uma correta hidratação começa quando, por falta de água, o nosso corpo é obrigado a optar entre o equilíbrio cardiocirculatório e a termorregulação. Neste caso o corpo escolhe o primeiro, pois o corpo entende que é mais importante um correto volume plasmático do que a produção de suor. Incapaz de baixar a temperatura corporal, vai haver consequentemente uma diminuição do rendimento físico. Também pode ocorrer uma quantidade enorme de sintomas, como cansaço, intolerância ao calor, perda de apetite, tonturas, aumento da concentração de urina, podendo até em casos mais severos, causar morte.

A importância da hidratação.

Na transpiração não só existe uma perda de água, como eletrólitos, que devem ser repostos. É por esta razão que as bebidas isotónicas alcançaram tanto sucesso no mundo do desporto. Estes oferecem ao organismo água, eletrólitos mas também hidratos de carbono simples, que são usados como fonte de energia, e assim aumentar o rendimento.

Também é de salientar que uma correta hidratação não é apenas a ingestão de líquidos durante o período de atividade física, como antes e depois.

Conclusão

Espero que tenha gostado e entendido o quanto um simples liquido o pode ajudar a alcançar os seus objetivos. Um abraço e até à próxima publicação.