Como todos sabemos, a alimentação no desporto influencia a nossa performance. O lado bom é que podemos usar isso a nosso favor para melhorar tanto a nossa saúde, assim como a nossa performance na pratica de desporto.

alimentação saudável
Um prato carregado de cores e nutrientes – o que o seu corpo precisa.

Para muitos daqueles que praticam desporto de competição, o que venho aqui falar hoje já é conhecido, mesmo assim ainda há pessoas que não ligam o desporto, e que ainda perdem por não o saber.

O que acontece quando praticamos desporto?

Durante a pratica de atividade física, acaba por ocorrer desgaste através de inúmeros fenómenos no nosso organismo. Desde inflamações até à carência de nutrientes e minerais, o nosso organismo fica fragilizado e é devido a isso que a alimentação carrega um papel importante tanto antes, como depois da pratica de desporto.

Como nos devemos alimentar?

Quando falamos do papel da alimentação no desporto, não nos referimos apenas ao que comemos depois do exercício, mas também do que comemos antes.

Antes de praticar:

Antes de praticar desporto, devemos preparar o nosso corpo e “carrega-lo” para o esforço que aí vem. Assim sendo, devemos fornecer uma quantidade razoável de proteínas, mas principalmente optar por uma boa fonte de hidratos de carbono. Enquanto que a proteína vai combater o desgaste que temos ao longo do exercício, por sua vez, os hidratos de carbono vão fornecer energia.

Qualquer hidrato serve? Não.

A escolhe do hidrato que ingerimos deve variar conforme a antecedência com a qual ingerimos antes do exercício. Devemos comer entre 30 minutos a 3 horas antes de praticar exercício, e consecutivamente, com quanta mais antecedência, menor o índice glicêmico do hidrato que consumir-mos.

Outra advertência, é que quanto mais próxima a refeição da pratica de atividade física, mais leve ela deverá ser, caso contrário poderá sentir desconforto e mau estar no estômago.

mulher a praticar desporto
Uma mente saudável só vive num corpo saudável – lembre-se disso.

E depois da prática de desporto: o que devemos comer?

Depois da pratica de desporto, devemos pensar de maneira diferente e comer com o objetivo de dar ao nosso corpo tudo o que ele precisa para recuperar do desgaste que sofreu. Assim sendo, devemos procurar um hidrato de carbono complexo de alto índice glicêmico, para repor rapidamente os níveis de açucares no sangue. Devemos também fornecer uma grande quantidade de proteínas, por serem elas responsáveis por a recuperação muscular e o seu crescimento.

Não menos importante, são as frutas/vegetais: Elas irão repor todos os minerais que perdemos, e que por sua vez são essenciais para as reações químicas que ocorrem no nosso corpo.

Por último, porque devemos evitar a gordura: Após a prática de desporto, ocorre um fenómeno chamado janela anabólica. Em resumo, nessa dita janela anabólica, o nosso corpo absorve tudo o que nós lhe dermos. E assim sendo, se lhe oferecer-mos gordura, ele vai absorver gordura. Consequentemente, vai absorver uma quantidade inferior dos outros nutrientes, que são mais essenciais que a gordura em si.

E a agua?

Como já falamos anteriormente aqui no Manual da Saúde, a água tem uma importância igual ou talvez maior que a alimentação no desporto. E se tiver interessado pode ler esse artigo sobre a importância da hidratação.

Para finalizar, se pretender saber mais sobre alimentação, para dar ao seu corpo o que necessita tanto na prática de desporto assim como fora dela, pode ler mais na nossa categoria de alimentação.

Em último lugar e não menos importante, desejo a todos os leitores um bom dia.

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