Numa altura ou outra, todos conhecemos alguém que quer emagrecer mas não gosta de correr. Uma simples caminhada pode levá-lo a esse objetivo!
Sempre que pensamos em emagrecer, correr é o que mais depressa nos vem à mente… Por sua vez, correr não é o desporto de eleição para todos nós. Hoje falaremos de um exercício que nos trás múltiplos benefícios, sendo o tão procurado emagrecimento um deles também.

Caminhar pode ser para muitos a alternativa a correr, este desporto ajuda quer a nível físico, como mental. E se tem dúvidas disso, então desafio-o a criar um habito de caminhar diariamente e a repensar!

Então comecemos: Caminhada e seus benefícios

Combate a depressão

Caminhe e relaxe - perca peso com algo simples como caminhar na praia
Caminhe e relaxe – perca peso com algo simples como uma caminhada na praia

A depressão tornou-se numa das maiores doenças do presente século. O stress do dia-a-dia e a pressão que sentimos muitas vezes nos puxa para baixo. Isto aliado a uma péssima alimentação, quer por falta de recursos, quer por falta de tempo, acaba por nos atirar para o fundo.
Porém, nem tudo são más noticias. Uma simples caminhada pode ser o caminho para sairmos dessa doença tão cruel para nós como para os que nos rodeiam.

Isto acontece devido a ser um exercício relaxado. Ao contrário do que acontece com a corrida, a caminhada não eleva os níveis de cortisol, a hormona do stress. Bem pelo contrário, ainda os reduz. Enquanto que outros desportos sobrecarregam o nosso corpo de tensão, uma simples caminhada pode ser a resposta que o nosso corpo necessita, por isso, mesmo que pratique um outro desporto, troque um treino semanal por uma relaxante caminhada e verá os seus resultados a aparecer ainda mais depressa.

Liberta a hormona da felicidade

O simples exercício de caminhar pode também levá-lo ao caminho da felicidade. Quando caminhamos, ocorre a libertação de endorfinas. Estas hormonas são conhecidas como hormonas da felicidade. Esta hormona tem vários benefícios quando é libertada, tais como:

  • Melhoria de memória
  • Melhoria de humor
  • Reduz a sensibilidade à dor
  • Melhoria do nosso sistema imunitário
  • Remove radicais livres do organismo, os quais causam envelhecimento
  • Melhoria da concentração

Quero também salientar que estes são apenas alguns dos benefícios das endorfinas no nosso organismo. A lista não fica apenas por aqui, mas estes exemplos já chegam para mostrar o quanto benéfico são estas hormonas para nós.

É o caminho certo para emagrecer

Muitos desacreditam do quanto uma simples caminhada pode ajudar a emagrecer, mas digo: estão enganados.
Caminhar a um ritmo acelerado, digo, algo como 6km/h, pode queimar facilmente 300 ou mais calorias, dependendo de fatores como peso, altura, etc… Agora se isso para si não é suficiente e procura mais, desafie-se a caminhar ainda mais depressa e queimar o dobro das calorias!

O “power walking” pode ser o exercício que procura. Se adora de caminhar mas odeia correr, porque não experimentar? Descubra por si se é o exercício que procurava. Mesmo que não seja, acaba sempre por fazer um bom treino.

E é ótimo para praticar em grupo

Se caminhar é bom, porque não partilhar a experiência com aqueles que mais gosta? Aproveite e caminhe com os seus amigos e familiares. Assim, além de praticar exercício em grupo, podem aproveitar para por alguma conversa em dia e ter um momento diferente do habitual, o que é sempre bom!

Devemos caminhar em jejum para emagrecer mais depressa?

Se caminhar sozinho é bom, combine com os seus amigos e faça-o em grupo
Se caminhar sozinho é bom, combine com os seus amigos e faça-o em grupo

Como acontece com a prática de qualquer desporto, é desaconselhado praticar caminhadas em jejum. Para qualquer atividade física, o seu corpo precisa de energia. Ao praticar desporto em jejum, pode sentir tonturas, má disposição e até desmaiar em resultado da quebra de açúcar no sangue.

Pode ser que perca peso mais depressa, é verdade. Mas de que importa perder peso, se com o peso também perde saúde. Como disse no artigo sobre emagrecimento, não procure receitas milagrosas para perder peso. Porque simplesmente elas não existem. Em vez disso, escolha praticar atividade física e principalmente mudar os seus hábitos. De que serve perder peso, se continua como os hábitos que o fizeram ganhar? Ao fim de algum tempo, tudo volta ao que estava antes, e em vez de perder peso, perdeu tempo, saúde e motivação.

Alguns conselhos

Aquecimento

Como no início da pratica de qualquer outro desporto, recomendo sempre que comece os primeiros 5 minutos a um ritmo mais lento. Se só vai caminhar a um ritmo calmo, não há problema, mas se vai caminhar a um ritmo mais acelerado, o aquecimento é essencial para prevenir lesões!

Alongamentos

Igualmente, como qualquer outro desporto, deve alongar no fim do exercício. Isto não só ajuda a prevenir lesões e contraturas, assim como aumenta a elasticidade dos músculos.

Espaço

Caminhar é por si um exercício de relaxamento. Dessa forma, procure também praticar num espaço que ajude a tal fim. Com isto digo caminhar num sitio como um parque, numa montanha assim como em qualquer sítio próximo da natureza.

Hidrate-se

Tenha sempre em mente que é 70% água. Hidratar é essencial, principalmente se fizer uma caminhada no verão debaixo de altas temperaturas. E mesmo que não seja no verão, não custa nada levar a sua garrafa de água na mão quando vai caminhar.

Vista roupa confortável

Antes de caminhar, lembre-se de proteger os seus pés
Antes de caminhar, lembre-se de proteger os seus pés

Vista aquela roupa que se sente mais à vontade. Quando vai caminhar, vai à procura de desfrutar do tempo. Não há nada melhor do que caminhar com aquela roupa que nos faz sentir mais relaxados. E o mais importante, leve calçado cómodo. Recorde-se que neste exercício, a parte do nosso corpo que vai estar mais exposta vão ser os pés, por isso proteja-os com calçado confortável.

Conclusão

Após ver-mos as inúmeras vantagens para si que tem uma simples caminhada, deixou de ter desculpas para não praticar exercício. Basta algo tão simples como 30 minutos de caminhada para ter uma vida com mais saúde e mais felicidade. Pratique desporto e viva com mais saúde.