A corrida é por si um ótimo desporto, trazendo mais benefícios que muitos outros desportos. Para muitos, é o desporto mais fácil de praticar: é só pegar numa roupa confortável, umas sapatilhas e imaginar o percurso. Mas a ciência de correr não se resume apenas a isso. Como qualquer outro desporto, há riscos associados e assim sendo, devemos estar alerta para não nos lesionar-mos. Mas disso, já falaremos mais à frente.

Corrida e seus benefícios

Nada melhor que uma corrida para se sentir vivo
Nada melhor que uma corrida para se sentir vivo

1 – É ótimo para perder peso

Correr simplesmente faz perder peso. Isto acontece tanto no momento, como mais tarde. Correr aumenta o metabolismo, fazendo com que mesmo em repouso, o nosso corpo gaste mais calorias. Assim sendo, se perder peso é uma das suas metas, experimente fazer corridas com frequência e veja resultados.

2 – Redução de apetite e melhoria na alimentação
A prática de atividade física causa muitas alterações no nosso corpo. E uma delas é que não só vai notar uma redução no apetite, assim como vai também melhorar a sua alimentação. Isto acontece porque quando praticamos desporto com frequência, temos menos vontade de comer alimentos pouco saudáveis.

3 – Melhora o humor
Correr mais de 30 minutos faz com que o nosso corpo comece a produzir neurotransmissores como a endorfina. Como resultado disso, há uma sensação de prazer bem como relaxamento.

4 – Melhora a qualidade do sono
Quando corremos, não só perdemos peso, assim como regulamos o nosso organismo. Um benefício comum de reparar é a melhoria do sono. Isto não só acontece devido ao desgaste físico, mas também devido a essa regulação que foi consequência da pratica de exercício.

Correr na montanha vai ajuda-lo a respirar muito melhor
Correr na montanha vai ajudá-lo a respirar muito melhor

5 – Previne doenças como cancro e doenças cardiovasculares

Estudos apontam que desportistas vivem mais do que aqueles que não praticam desporto. Isto acontece muito porque a prática de atividade física retarda ou impede o aparecimento de doenças como cancro, diabetes, e outras doenças cardiovasculares.

6 – Ganho de resistência.
Ao fim de um mês desde que começou a correr, pode notar já algumas diferenças na resistência que tem para o dia-a-dia. Com isto quero dizer: o dia de trabalho já não vai ser tão cansativo, assim como subir escadas já não lhe vai “tirar o ar”.

7 – Fortalece ossos e articulações.
Correr melhora sua densidade óssea e reduz os riscos de osteoporose e osteoartrite, assim como fortalece os tendões e ligamentos. Ao contrário do que se pensa, correr também é bom para os joelhos, pois ajuda a proteger a cartilagem ao aumentar o fluxo de oxigénio.

8 – Fortalece os glúteos e define o abdómen

Por serem os músculos mais necessários para a corrida, tanto os glúteos como o abdómen sofrem o maior esforço. E assim, acabam também por se fortalecerem mais em relação aos outros músculos. Por isso, se procura tonificar e fortalecer, junte a corrida ao seu plano de treino.

Cuidados a ter:

Calce umas sapatilhas de corrida próprias - proteja-se quando treina
Calce umas sapatilhas de corrida próprias – proteja-se quando treina

Calçado

O calçado confortável é vital se procura proteger as suas articulações, coluna e ligamentos, pois cada passada, sem calçado apropriado vai causar grande impacto. Um calçado com uma boa palmilha protege desse impacto, e assim conseguimos evitar lesões.

Aquecimento

Como no início da pratica de qualquer outro desporto, recomendo sempre que comece os primeiros 5 minutos a um ritmo mais lento. O aquecimento é essencial para prevenir lesões, por isso não se esqueça de aquecer sempre!

Hidrate-se

Tenha sempre em mente que é 70% água. Hidratar é essencial, principalmente se fizer uma corrida no verão debaixo de altas temperaturas. E mesmo que não seja no verão, não custa nada levar a sua garrafa de água na mão quando vai correr.

Alongamentos

Igualmente, como qualquer outro desporto, deve alongar no fim da sua corrida. Isto não só ajuda a prevenir lesões e contraturas, assim como aumenta a elasticidade dos músculos e a sua resistencia.

Conclusão

Podemos perceber que se o seu objetivo é elevar o seu treino para que lhe traga mais benefícios, junte a corrida ao seu treino e seja ainda melhor.

Veja também: