O ganho de massa muscular hoje em dia já é o objetivo de muita gente. Eles procuram um corpo belo e tonificado. Alcançar esse objetivo não é um caminho fácil, mas a janela anabólica, que já vou explicar o que é, pode ser uma das mais importantes ferramentas para tornar isso possível.

Janela anabólica: o que é?

Janela anabólica: uma oportunidade para se aproximar dos objetivos
Janela anabólica: uma oportunidade para se aproximar dos objetivos

No fim da prática de exercício físico, o nosso corpo necessita de nutrientes para recuperar do desgaste. Dependendo da intensidade do treino, ele vai sentir muita ou pouca falta de nutrientes. E não falo apenas de fontes de energia. Falo também de proteína, com o fim de recuperação e crescimento muscular, bem como de minerais para repor aqueles que se perderam com a transpiração.

Devido a isso, o que acontece é que o corpo vai acabar por absorver tudo o que ingerimos nesse tempo. Esse momento pós-treino é a janela anabólica.

Durante esse período de tempo, sensivelmente uma hora, é a altura em que os músculos começam a sentir o resultado do treino e ainda estão quentes. Assim formam-se todas as condições para que seja mais fácil ao músculo crescer, mas isso depende da forma que o nutrimos.

Como tirar o máximo benefício da janela anabólica

Melhora a tua performance com suplementos e chega mais longe
Melhora a tua performance com suplementos e chega mais longe

Para que o crescimento muscular aconteça, precisamos de dar ao músculo aquilo que ele precisa, seja através de uma alimentação equilibrada ou então de suplementos.

A nível proteico, é preciso focar em proteínas que o corpo absorva facilmente. Neste grupo podemos encontrar a proteína whey, ovos e carnes brancas. As carnes vermelhas não é recomendado ingerir, pois elas também contém muita gordura.

Para complementar, se pretender ainda potenciar mais este fenómeno que é a janela anabólica, pode consumir hidratos de absorção rápida.

Para ocorrer a construção muscular e assimilação de proteína por parte dos músculos, eles também necessitam de energia. Assim sendo, ao fornecer hidratos de carbono, estamos a garantir que tudo se torna mais fácil para os músculos, e assim, haver maior crescimento muscular. Os melhores hidratos para ingerir são arroz e massas integrais. No entanto, se treinar mais do que uma vez por dia, pode trocar os hidratos pelas suas versões “não integrais”.

Em relação a vitaminas e minerais, a melhor fonte é sempre será consumir frutas e legumes.

Pontos a ter cuidado:

Um dos piores alimentos para a saúde - o açúcar refinado
Não estrague o seu pós-treino com açúcares refinados

Tenha cuidado para não recorrer a açúcares refinados, pois o seu corpo está sensível e cansado. Os picos de insulina causados por estes e potenciados pela janela anabólica, podem causar mais malefícios do que aquilo que ganhou com o seu treino.

O leite e lacticínios também acabam por não ser uma boa opção. 80% das proteínas do leite é caseína, enquanto que só 20% é proteína do soro do leite(whey). A caseína é uma proteína de lenta absorção, que leva até oito horas a ser digerida.

Um dos piores alimentos para a saúde - as batatas fritas
Se alguns alimentos já são maus no dia-a-dia, com a janela anabólica ainda são piores

Isto acontece por ser uma proteína que está preparada para ser absorvida pela vaca e não pelo ser humano. Como resultado disso, o qual já foi provado por vários estudos, é que a caseína é um composto inflamatório e inclusive está relacionado com uma maior taxa de incidência de cancro e outras doenças auto-imunes.

Por outro lado, a gordura, apesar de ser uma boa fonte calórica, não é recomendada. Neste período, o corpo vai absorver tudo, como já falei anteriormente, e assim sendo, as calorias que entretanto não gastar-mos, vão acabar por se acumular no organismo.

Resumindo

Não só aqui como sempre, se tivermos cuidado com a nossa alimentação, podemos chegar mais longe do que já chegamos. Uma boa alimentação pode fazer os nossos sonhos serem metas ultrapassadas. Isso só depende da dedicação e motivação de cada um.

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