Somos bombardeados com plataformas de negociação, mas entre essas todas, só algumas merecem a nossa confiança. Uma de essas é a eToro e há vários motivos que fazem desta plataforma, uma plataforma totalmente diferente das outras. Este artigo foi feito nesse sentido, para que conheça mais uma das melhores plataformas disponíveis, e assim continuar rumo à sua independência financeira.

O que é a eToro?

Negocie com a eToro. Ganhe com a eToro
Negocie com a eToro. Ganhe com a eToro

A melhor fonte que podemos ter para responder a esta pergunta, é a informação disponibilizada na própria pagina dedicada para o efeito. Nela podemos ler o seguinte:

Somos uma empresa corretora de negociação social multiativo que tem escritórios em Chipre, em Israel, na China, na Rússia e no Reino Unido.

O escritório que a empresa tem no Chipre, em Limassol é também a sua sede. Isto é ótimo. Melhor do que ter escritórios na Europa, é ser sediada na Europa. A nível de regulamentação isto significa que o nosso dinheiro está muito mais protegido de qualquer possível burla.

A eToro também tem uma vertente de inovação em relação a outras plataformas. Ela criou o “social trading“. E agora surge outra pergunta:

O que é o social trading?

Conheça o Social Trading da eToro e saiba tudo o que os grandes negociadores sabem
Conheça o Social Trading da eToro e saiba tudo o que os grandes negociadores sabem

Pense na sua rede social de eleição, como o Facebook ou Twitter. Agora pense nessa mesma rede social combinada com uma plataforma de negociação, onde os negociadores podem interagir entre si, bem como partilhar informação. Dessa forma, é mais fácil saber de tudo que que se está a passar. Outro ponto positivo no Social Trading, é que se reparar, junto a qualquer resposta encontra-se um botão para traduzir. Dessa forma, toda a gente consegue facilmente interagir com toda a gente, sem precisar de conhecer vários idiomas ou então recorrer frequentemente a um tradutor.

“Mas sou iniciante e não sei negociar”

A eToro fez um trabalho excelente e também pensou nos menos experientes. É muito graças ao que vou falar em seguida que a quantidade de pessoas que perdem dinheiro é muito inferior na eToro do que em outras plataformas. Enquanto que a média de particulares que perdem dinheiro em outras plataformas ronda os 75%, na eToro esse valor fica pelos 62%. É realmente uma grande diferença, e isso é muito graças ao copytrading. Antes de te questionares sobre o que é o copytrading, eu passo a explicar:

Todos sabemos que há pessoas que vivem de negociar na bolsa, criptomoedas, etc… E o que acontecia se fosse possível copiar as negociações dessa pessoa? Também ganhava-mos dinheiro. Foi devido a este pensamento que o copytrading se formou. Na eToro podemos colocar parte dos nossos fundos, (ou mesmo a totalidade) a copiar tudo que outro trader mais experiente faz.

Se o trader colocar 10% dos seus fundos em ações da Tesla, a plataforma vai colocar 10% dos fundos que disponibilizamos em ações da Tesla também. Quando o trader achar que a ação tem de ser fechada e assim tirar os seus lucros, a nossa ação é também fechada automaticamente. Dessa forma, os menos experientes também conseguem fechar negociações com bons lucros e ganhar dinheiro, ao contrário do que acontece em outras plataformas, que só procuram que usuários se inscrevem e invistam dinheiro para que eles ganhem. O que acontece nas outras plataformas, é que por serem inexperientes, os negociadores perdem o seu dinheiro.

O que podemos ver no perfil de um negociador?

Outras negociadoras também já procuraram criar o copytrading. Porém, a informação que essas negociadoras oferecem sobre os seus melhores negociadores é tão pouca, que inclusive em alguns casos me pergunto se essas pessoas são reais! Na eToro, acontece exatamente o oposto:

Deixo aqui o meu perfil para que possam também explorar.

Se abriu o meu perfil, as primeiras informações que lhe “saltam à vista” são as seguintes:

  • Ganhos mensais, bem como os ganhos anuais e respetivo histórico de ganhos
  • Risco associado ao trader em questão (eu acho este risco relativo e não algo exato, pois já vi traders com risco 3 que eram menos seguros do que traders com risco 7)
  • Copiadores que o trader tem
  • Estatísticas sobre as negociações do trader em questão

Se procurar-mos mais a fundo, inclusive conseguimos ver todas as negociações passadas por um período de 1 ano.

Dessa forma, a informação que é oferecida é mais do que suficiente para saber-mos de estamos frente a um bom trader ou um mau.

Um pequeno conselho

Um pequeno conselho que deixo é realmente ver a fundo cada trader que estamos na duvida em copiar ou não. Existem alguns traders inclusive que nas suas estatísticas podemos ver que tem Risco 1 e lucros todos os meses. No inicio parece muito bonito, mas eu pessoalmente não gosto desses traders. Enquanto que anualmente ganham 6-10%, na Crowdestor e na Tfgcrowd, duas plataformas de crowdfunding que já falei anteriormente, os ganhos anuais são de +-20%, além de não ter os riscos associados que tem o trading.

Se formos a comparar com outros traders, eles ficam igualmente para trás. Falando do meu caso, neste momento, apesar de ter acabado um mês em terreno negativo, estou a lucrar 57% em 4 meses.

Trading tem sempre riscos associados mesmo quando se trata do copytrading. Se procuramos evitar os riscos, acabamos evitando os lucros. A forma de não nos expormos demasiado aos seus riscos, é a mesma que falo sempre: Diversificar!

A minha opinião sobre a eToro

Faça crescer o seu dinheiro
Faça crescer o seu dinheiro

Para mim, é simplesmente a melhor plataforma para todos aqueles que estão a começar no trading. Tanto o copytrading como o social trading ajudam mesmo muito aqueles que estão a começar num mundo desconhecido, até porque gente de todos os lados do mundo irão ajudar e responder a todas as dúvidas que coloque.

Outro ponto a favor, é o facto de ter uma conta de demonstração, a qual não tem nenhum risco associado. Assim, podemos usar essa conta para ganhar a experiencia e coragem para negociar com dinheiro real.

Continuando com pontos positivos, é de destacar, que apesar de ter os spreads um pouco mais altos que a Plus500, se negociarmos sem alavancagem não pagamos taxas diárias. Assim, é também uma plataforma ótima para abrir posições a médio e longo prazo.

Pontos negativos

Apesar de não serem muitos, acaba sempre por haver, como em qualquer outra plataforma.

Em primeiro lugar, falo da taxa de levantamento de 5€. Anteriormente era de 25€, mas mesmo tendo reduzido para 5, é sempre mais do que em outras plataformas onde esta taxa não existe.

Em segundo lugar, cobra taxa de inatividade ao fim de um ano sem entrar na plataforma. Para impedir isto de acontecer, basta entrar, não sendo necessário negociar.

Em ultimo lugar, falo de ter spreads um pouco superiores aos da concorrência

A quem recomendo a eToro

Os pontos fortes desta plataforma fazem dela uma ótima plataforma para todos aqueles que estão a conhecer o mundo do trading, bem como todos aqueles que procuram criar, ou ampliar a sua carteira de investimentos com visão a médio e longo prazo.

Comece agora mesmo a negociar com a eToro!

Não perde nada em abrir uma conta e experimentar o modo de demonstração. Se calhar, é a plataforma que procura e que vai de encontro ao que necessita. Experimente a eToro agora!