As fontes de remuneração que podemos ter mudaram com a chegada do século XXI. Investir também agora é feito mais online do que da forma tradicional e dessa forma, neste mundo ligado entre si, plataformas de crowdfunding tem ganhado espaço no mercado e se tornando cada vez mais conhecidas.

O que é o crowdfunding?

Seja independente financeiramente investindo em crowdfunding
Seja independente financeiramente investindo em crowdfunding

Crowfunding é um mercado que tem crescido online, representado com plataformas como a Crowdestor, Tfgcrowd, Grupeer e a portuguesa Raize, em que o que outrora faziam os bancos em relação a empréstimos, agora fazem estas plataformas.

Se perguntar-mos a algum senhor com mais idade, o melhor investimento da altura provavelmente seria depositar dinheiro nos bancos “a render juros”. Já inclusive me contaram histórias de taxas entre os 20% – 30% de juros anuais.

Era realmente um bom investimento. Isto era possível porque os bancos acabavam emprestando esse dinheiro a pessoas que procuravam tanto construir uma casa, assim como negócios.

Nessa altura, a economia crescia e havia estabilidade. Por outro lado, com o passar dos anos e as dificuldades que se foram sentindo, os bancos começaram a ser incapazes de dar uma taxa de juro que superasse a inflação. Assim, as pessoas também deixaram de investir tanto nos bancos e procuraram outras opções.

Por essa razão, começaram a aparecer as plataformas de crowdfunding: As pessoas continuam a querer emprestar o seu dinheiro para ganhar uma renda extra, assim como continuam a querer dinheiro emprestado para iniciar projetos. Estas plataformas focam-se nisso: gerem as transações, e dão tanto a um lado como ao outro, a opção à que procuravam.

Como funciona tudo?

A melhor forma de entender isto é com um exemplo prático:

O João encontrou uma oportunidade de negócio no setor automóvel. Já tinha o conhecimento, assim como o espaço e os contactos necessários. Mas faltava o dinheiro. Precisava de 50.000€ que não tinha, e sem os quais, não era capaz de iniciar o seu projeto.

Enquanto isso, a Maria e o Tiago tinham o seu dinheiro em contas bancarias. Como a inflação continua a aumentar, eles sabem que cada vez o seu dinheiro valia menos, e assim procuraram por onde investir. Recorreram a uma plataforma de crowdlending e viram o projecto do João.

Estando assim agradados com a opção de investimento que o João disponibilizou, investiram e esperaram para ganhar o retorno do seu dinheiro, acrescido com extras.

No meio disto quem ficou a ganhar foi tanto o João que conseguir criar o seu projeto, assim como os dois investidores, que receberam quase a totalidade dos juros que o João pagou, pois a plataforma só ficou com uma pequena percentagem para si. No caso tradicional, quem ganharia era apenas o banco e o João.

E é seguro investir nestas plataformas?

Faça crescer o seu dinheiro com inteligência
Faça crescer o seu dinheiro com inteligência

Há algumas plataformas de topo em que confio o meu dinheiro assim como vou continuar a confiar.

Estas plataformas baseiam-se na confiança e na garantia que os investidores não perdem o seu dinheiro. Por essa razão, a maior parte das plataformas e investimentos estão protegidos por uma garantia que eles dão: Se quem pediu o dinheiro não for capaz de pagar, a plataforma devolve o dinheiro ao investidor, salvaguardando o dinheiro do investidor.

Também por razões de segurança, estas plataformas não aceitam qualquer empresa que pede dinheiro. Elas investigam as contas e asseguram-se de que a empresa é capaz de pagar. Assim, temos plataformas de crowdfunding que operam à mais de 10 anos e não tiveram nenhum mau pagador.

Que retorno posso esperar para o meu investimento?

O retorno acaba por variar muito com a plataforma, assim como o tipo de fim para o qual vamos emprestar dinheiro. Nestas plataformas acabamos por encontrar os seguintes projetos:

  • Criação de negócios
  • Filmes
  • Imóveis
  • Música
  • Caridade
  • Agricultura
  • Etc

A variedade de negócios que podemos encontrar é mesmo muita, mas uma coisa elas tem todas em comum: Oferecem um bom retorno para o nosso dinheiro. Os retornos entre as plataformas de crowdfunding todas que encontrei, filtrei e que vou referir em seguida ronda os 16% anuais, mas há alguns projetos que nos oferecem taxas superiores aos 20%, o que é realmente muito dinheiro.

Quanto tempo o meu dinheiro fica nas plataformas de crowdfunding?

Também depende de projeto para projeto. Às vezes os projetos são de alguns meses, como também há projetos que chegam aos 2 anos.

E se precisar de retirar o dinheiro antes, como por exemplo para uma emergência?

Faça crescer o seu dinheiro
Faça crescer o seu dinheiro

Algumas plataformas oferecem a possibilidade de um mercado secundário, onde nós “vendemos” a nossa parte do empréstimo e dessa forma poder resgatar o nosso dinheiro sem ser altamente penalizado, pois alguém vai continuar com o nosso empréstimo. Claro que vamos ter de abdicar em parte de uma pequena percentagem dos juros que iríamos receber.

O meu conselho aqui é dividir-se por entre as plataformas, e colocar alguma parte do dinheiro em plataformas que podemos recorrer ao mercado secundário para obter liquidez, assim como investir nas outras também, conforme as possibilidades de cada um, claro.

Autoinvest

Por entre todas as plataformas, há algumas que oferecem o serviço de investimento automático. Só temos de inserir os parâmetros que desejamos, e assim, quando tivermos saldo disponível e opções de investimento, a plataforma encarrega-se de fazer o investimento por nós. Assim nem temos o trabalho de procurar por entre as opções disponíveis aquela que mais nos agrada.

Assim sendo, que plataformas de crowdfunding podemos encontrar?

Como disse anteriomente, muitas, mas há algumas que destaco.

PlataformaCrowdestorTfgcrowdMonetheraWisefund
AutoinvestAinda nãoNãoSimNão
Mercado secundárioSimAinda nãoNãoSim
Taxa de juro média19.1%20.3%19.4%18.3%
Link de inscriçãoCrowdestorTfgcrowdMonetheraWisefund
Bónus de inscrição pelo link1% extra de retorno por 90 dias.Nenhum, mas tem a maior taxa de juros.5€ + 0.5% de cash-back por 180 dias.0.5% de cash-back por 90 dias.

Conclusão

O novo mundo da internet tem muitos perigos, mas também nos trás opções seguras de investimento que nos permitem ganhar dinheiro, assim como faze-lo de forma segura.