Todos nós sonhamos, em algum momento, numa vida sem precisar de trabalhar. Isso chama-se independência financeira. Veja como a conseguir.

A independência financeira está ao alcance de todos
A independência financeira está ao alcance de todos

O tempo que só alguns se podiam dar ao luxo de não trabalhar ou depender de alguém já passou. Desde que a internet se tornou um novo mundo, o qual, cheio de oportunidades e conhecimento à distância de um clique, a vida financeira sofreu uma revolução. Atualmente, qualquer um pode trabalhar por si e conseguir se tornar independente financeiramente.

O que é a independência financeira?

Pelo que o nome diz, independência financeira significa que não somos dependentes de ninguém a não ser de nós mesmos. Isto é, conseguimos ter uma receita que não dependesse do nosso trabalho maior do que o dinheiro que necessitamos para fazer face às nossas despesas.

Tipos de rendimentos

Imagine o cenário: Você demite-se do seu trabalho. Pense o que faria em seguida. Provavelmente, procuraria um novo emprego. Isto acontece porque você depende da sua renda ativa. A renda ativa não é nada mais que um rendimento que obtém a partir da venda das suas capacidades, assim como do seu tempo.

Por outro lado, você tem a renda passiva. Na renda passiva, você consegue ganhar dinheiro sem precisar de dispensar ativamente o seu tempo para ganhar o seu dinheiro. Apenas necessita de gastar uma pequena quantia de tempo, ou em alguns casos, não necessita mesmo nenhum. Se pretende aprender mais sobre a renda passiva, o Manual da Saúde já tem um artigo sobre o tema, incluindo vários exemplos de como conseguir criar a sua própria renda passiva.

Consegue balanço nas tuas contas e cria a tua independência financeira
Consegue balanço nas tuas contas e cria a tua independência financeira

E em relação às despesas?

Do outro lado da balança, temos as despesas. A maior parte das pessoas não pensa sequer nesta parte, pois foca-se apenas em ganhar mais dinheiro para pagar as suas contas.

Porém, a redução de despesas tem um papel muito importante para fazer com que tudo isto se torne possível.

A redução das despesas consegue fazer o mesmo que o aumento das receitas – colocar a balança a nosso favor – e ao contrario das rendas passivas, reduzir as despesas por muitas vezes é fácil. Fácil, claro, até certo ponto. E para que isso aconteça também nas suas finanças, pode ver este artigo sobre a maneira de pensar que deve adotar para poupar dinheiro.

Conclusão

O momento em que conseguimos atingir a independencia financeira vai de certeza ser um dos momentos mais memoráveis para si, se a conseguir atingir. A partir desse dia vai se dar ao luxo de ter muito mais tempo livre, além de a vida já lhe ter dado conhecimento suficiente para aproveitar esse tempo.

Mas, se ambiciona atingir esse objetivo, lembro que é uma meta que lhe vai levar anos, além de precisar de disciplina e paciência. Porém, no fim de todo o trabalho, a recompensa é muito maior. Foque-se na vida e tenha muito sucesso.

Veja também: