Vivemos numa altura que se queremos aumentar o valor das nossas poupanças e investimentos, há uma palavra que predomina ante qualquer outra: Diversificar.
E é no sentido de diversificar que crio este artigo: Para vos dar a conhecer a Plus500.

O que é a Plus500?

Antes de investir dinheiro onde quer que seja, primeiro precisamos de fazer uma coisa:

Conhecer onde o vamos investir!

Vença os mercados com a Plus500
Vença os mercados com a Plus500

O medo de alguém desaparecer do mapa com o nosso dinheiro faz com que muitos deixem de investir ou não aproveitar ao máximo as ferramentas que plataformas de topo, como a Plus500 nos trazem.

No próprio website da Plus500 podemos encontrar a seguinte citação acerca de quem eles são:

A plataforma de negociação Plus500 é disponibilizada pela Plus500CY Ltd. Portanto, a Plus500CY Ltd é o emissor e vendedor dos produtos financeiros descritos ou disponíveis neste site. A Plus500CY Ltd é uma empresa sediada no Chipre e os seus escritórios estão localizados em Limassol. A empresa está autorizada e regulada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários do Chipre (CySEC), com a licença no. 250/14, para disponibilizar Contratos por Diferença (CFDs) em diversos produtos subjacentes. A empresa é uma empresa fornecedora de CFD em rápido crescimento e atualmente oferece uma carteira de mais de 2000 instrumentos.

CFD? O que é isso?

CFD vem do inglês “contract for difference“, o que podemos traduzir livremente em contrato por diferença. Melhor explicado, nesta plataforma não negociamos por exemplo petróleo, apenas fazemos um contrato por diferença dele. Enquanto que se negociasse petróleo tinha adquirir fisicamente os barris, em CFD a diferença é que faz a compra e venda sem ter de armazenar nada. Assim só precisa de se preocupar com o preço.

E o meu dinheiro está seguro?

Quer os mercados subam, quer desçam, há sempre oportunidade de lucrar
Quer os mercados subam, quer desçam, há sempre oportunidade de lucrar

No seu website também podemos ver que é uma plataforma de confiança, a qual também trabalha e é igualmente regulada na Europa. Ao abrir uma conta a Plus500CY Ltd manterá os seus fundos de forma segregada, em conformidade com as regras de fundos de clientes da Comissão de Valores Mobiliários de Chipre.

Por outro lado também podemos ver que a Plus500 é regulada dentro da Europa. Dessa forma há leis europeias que protegem cada cêntimo que colocamos nas nossas contas nesta plataforma.

Porque escolher a Plus500 e não outra corretora?

Cada corretora tem o seu ponto forte, caso contrário, viam os seus negociadores migrarem para outras plataformas e assim ter de fechar.

Antes de agir, pense
Antes de agir, pense

No caso da Plus500, o que mais me agrada, além de não cobrar comissões é o facto de o serviço ao cliente ser dos melhores que já vi. Não falo em relação a outras corretoras, mas sim a todo o serviço ao cliente que já tive de recorrer online.

Outra ponto forte é que a plataforma de negociação é bastante simples e fácil de entender. Não minto quando digo que foi a minha primeira corretora e que sem qualquer experiência, consegui rapidamente entender o que tinha a minha frente, além de que com um pouco de pesquisa da minha parte, também de forma rápida consegui usar muitas das ferramentas que esta plataforma nos oferece.

Esta corretora, por outro lado tem duas corretoras: Uma para computador e outra para smartphone. Assim, consegue estar sempre “em cima” dos acontecimentos.

As vantagens ficam por aqui?

Não, a lista de vantagens que esta corretora oferece não é pequena, para que conheça mais rapidamente esta corretora, deixo aqui uma lista de tudo o que pode encontrar:

  • Spreads muito baixos
  • Depósito mínimo de apenas 100$ (neste mundo é um depósito baixo)
  • Facilidade em abrir a conta
  • Além de CFD, oferece opções em forex e criptomoedas
  • Uma conta de demonstração sem limites, para que possa aprender em segurança e sem risco
  • Mais opções de CFD que muitas outras corretoras

Aqui já podemos ver melhor os pontos fortes desta corretora. Mas como qualquer outra corretora, também tem alguns pontos negativos, apesar de reduzidos, no meu ponto de vista.

Desvantagens

A lista de desvantagens, apesar de ser mais breve que a lista de vantagens, ainda existe. Dessa forma, temos também de as referir:

Em primeiro, tem pouco material educativo, mas hoje em dia esse conteúdo já é de fácil acesso pela internet, o que faz de este ponto, algo fácil de contornar.

Em segundo lugar, ao fim de três meses de inatividade, começam a cobrar mensalmente uma taxa de inatividade que vai até 10 dolares. A meu ver também não é um grande problema, pois para impedir que isto aconteça basta entrar na conta, não sendo necessário negociar.

Em último lugar, esta plataforma não permite o “scalping”. Para aqueles que desconhecem, scalping é abrir posições com alta alavancagem com o fim de as fechar em segundos e tirar muito lucro. Mas isto só está ao alcance de profissionais, visto que pessoas menos experientes normalmente acabam por perder bastante dinheiro a negociar desta maneira.

Eu pessoalmente, não acho isto uma desvantagem mas sim uma forma de proteger aqueles que são menos experientes da volatilidade dos mercados, que pode ser bastante perigosa.

Os meus conselhos

Seja independente financeiramente com a Plus500
Seja independente financeiramente com a Plus500

Em primeiro lugar, procure aprender sobre os mercados, entender como os acontecimentos afetam o valor das ações nos mercados internacionais e também conhecer a vertente social.

O meu segundo conselho é usar e abusar da conta de demonstração. Ela permite ganhar experiência e conhecer erros sem trazer um custo monetário para si.

Por ultimo e não menos importante, trago um erro que cometi e que não só me dificultou a minha aprendizagem, como fez que quase desistisse deste mundo: Não tentar conhecer todos os mercados de uma vez. Comece com as coisas que está mais familiarizado. Por exemplo, se é alguém que tem grandes conhecimentos de informática, então já conhece os produtos da Microsoft, Apple, AMD e criptomoedas. Comece por ai.

E agora pergunto: Porque não começa hoje mesmo a conhecer os mercados e a criar a sua independência financeira?

Aviso: 80.6% dos investidores perdem dinheiro negociando CFD.
76.4% dos investidores perdem dinheiro negociando CFD com esta corretora.

Conclusão

A Plus500 é uma ótima ferramenta quando procuramos a independência financeira. Claro que para ganhar dinheiro é necessário estudo, disciplina e paciência. Por outro lado, com esforço e dedicação, tudo é possível.

Veja também: