Todos nós temos o sonho de ser ricos, viver sem trabalhar e aproveitar os prazeres da vida. É através da renda passiva que o podemos alcançar. No artigo de hoje vou falar sobre o que é, a sua importância e formas de conseguir aumentar a sua renda.

Renda passiva – O que é?

Renda passiva - o que pode torná-lo verdadeiramente rico
Já pensou como seria ser rico sem ter de trabalhar para manter a sua riqueza? A renda passiva faz isso por si!

Renda passiva é o dinheiro que ganha de uma forma passiva, isto é, sem ter de continuar a trabalhar ativamente numa tarefa para continuar a ganhar a sua fonte de rendimentos.

Pense na sua maior fonte de rendimentos – o seu emprego. Precisa de trabalhar o mês inteiro, para chegar ao fim desse dito mês e receber o seu salário. No dia em que deixar de gastar o seu tempo, não vai conseguir mais receber a sua renda – isto é uma renda ativa.

Agora pense que todos os meses junta algum dinheiro de parte e resolve investir em ações da Google por exemplo. Imagine que ao fim de um ano, as suas ações valorizaram e conseguiu ganhar algum dinheiro sem ter de trabalhar ativamente para o receber – isto é uma renda passiva.

O problema do exemplo acima citado, é que precisa de investir dinheiro, e isso em si pode ser algo que torne impossível no momento criar a sua renda passiva. Mas também tem outra opção: investir tempo. Veja o meu exemplo. Criei o meu site, e estou investindo tempo falando de estilo de vida e saúde. Neste momento estou a investir tempo a escrever este artigo, para que um dia o meu site esteja completo e consiga ganhar dinheiro requerendo apenas a manutenção do site.

A importância de uma renda passiva

Se o seu objetivo é libertar-se da rotina cansativa de trabalho, então eu aconselho-o a investir na sua renda passiva. Mesmo que um dia não seja capaz de se libertar completamente do seu trabalho, se investir na sua renda passiva e todos os meses receber uma quantia extra, sempre vai conseguir usufruir de alguns luxos que outrora não podia.

Para entender melhor, pense o que era capaz de fazer se todos os meses recebesse por volta de 200 euros de rendas passivas. Não é muito, é verdade, mas sempre podia ir jantar fora naquele dia, ter liberdade para ir mais vezes ao cinema, etc… Resumidamente, teria uma vida mais confortável.

Alguns exemplos de como obter renda passiva

Na teoria, é simples. O problema é que na prática as coisas não são assim tão simples. Mas para ter umas ideias do que se podia adaptar a si e o que você era capaz de fazer, deixo aqui alguns exemplos:

Dedique o seu tempo a algo que lhe vai trazer dinheiro a longo prazo.
Dedique o seu tempo a algo que lhe vai trazer dinheiro a longo prazo.

Investindo tempo

Para muitos, o tempo é aquilo que mais tem para investir. Nos exemplos abaixo pode ver como investir o seu tempo e ganhar dinheiro.

O seu blog pessoal

O mundo da Internet já está muito explorado, mas há sempre um nicho por aproveitar, há sempre uma novidade que dá que falar e os blogs pessoais de sucesso hoje em dia continuam a gerar uma boa renda. Mas, como falei acima, este método necessita algo importante. Tempo, muito tempo mesmo. No início vai demorar até conseguir criar uma renda significativa, mas com persistência e dedicação pode gerar mais do que aquele que necessita para ser dono do seu tempo.

Livros e e-books

Se tem algo que pode vender hoje em dia, é o seu conhecimento. E escrever é uma forma boa de o fazer. Desde uma infinidade de editoras, assim como sites que adorariam vender o seu conhecimento por si e ganhar uma parte das vendas, com material de qualidade vai sempre ganhar dinheiro. Por isso pode investir o seu tempo e dar a conhecer aquilo que você conhece melhor que as outras pessoas. Entre filosofia financeira, a dicas de alimentação, há sempre espaço para material de qualidade no mercado.

Cartões cash-back

Este certamente não vai ser o método que lhe vai dar independência financeira, mas dispensar um pouco do seu tempo para procurar em opções que vão de encontro a si não lhe vão fazer mal. Algo ainda novo para muitos, são os cartões cash-back. Entre taxas que vão até aos 3%, acaba por receber de volta algum do dinheiro que gastou. Imagine, se atestar o depósito com 50 euros e receber 3% para trás, 1.50€ voltam para a sua carteira. Parece pouco, mas ao fim de um ano pode receber uma quantia significativa que lhe trará mais paz no fim do mês.

Aplicações para smartphones

Outro mundo que recentemente foi descoberto foi o mundo das aplicações para smartphones. Há algum tempo que os nossos telemóveis deixaram de servir apenas para chamadas e mensagens. Atualmente, há quem jogue, há quem o use como uma ferramenta para organizar o seu dia, as suas finanças, etc… O que não falta são opções para possíveis aplicações, e se é alguém que sabe programar, pode gerar muito dinheiro neste novo mundo. Pense em quantas publicidades viu nas suas aplicações e quanto dinheiro outras pessoas geraram consigo. Agora pense que pode ser você quem ganha. Só depende de si!

Ganhar dinheiro com o YouTube

Milhões de horas de vídeo são vistas diariamente no YouTube. Mas pense: se algumas dessas horas forem suas, pode ganhar dinheiro de verdade. Enquanto que a criar um site tem muito em que pensar – desde aprender a criar o seu site, até SEO – ser YouTuber é mais simples. A maior parte do seu tempo é gasta a criar conteúdo. E o melhor: é fácil de rentabilizar e ganhar dinheiro. Dependendo do nicho, pode ganhar 20 ou mais euros por cada 1000 visualizações. Só precisa de conteúdo de qualidade e esse conteúdo se venderá por si só.

Investindo dinheiro

O seu computador pode ser o seu maior aliado na criação da sua renda passiva.
O seu computador pode ser o seu maior aliado na criação da sua renda passiva.

Tem dinheiro parado na sua conta bancária, a ser “comido” por taxas de manutenção e inflação? Mude isso. Nos seguintes exemplos vou falar de como fazer o seu dinheiro trabalhar por si.

Investir no mercado de ações

Se é alguém que acompanha como está o mercado e o mundo, esta pode ser a forma de se libertar do seu trabalho. Contudo, esta opção de investimento não se resume apenas a procurar uma ação de uma grande empresa e investir o seu dinheiro nela. É preciso conhecer bem o mercado e encontrar empresas que prometem um futuro ainda mais brilhante do que aquele que já tem. Dessa forma no futuro vai conseguir vender as ações mais caras do que quando comprou – e ganhar dinheiro.

Pagar empréstimos mais cedo

Este método não lhe vai trazer por si renda passiva, mas pagar os seus empréstimos mais cedo pode garantir que não pague taxas exorbitantes de juros. A longo prazo, vai poupar muitos euros. Não ganha renda passiva, mas consegue garantir com que a sua renda ativa não seja devorada por taxas de juros.

Comprar um imóvel

Na compra de um imóvel, pode optar por várias opções. Pode comprar uma moradia para viver e deixar de pagar mensalmente o aluguer da sua casa assim como pode comprar um apartamento para alugar. Na compra de um imóvel, ou mesmo de um terreno, com um pouco de criatividade e visão, pode lucrar muito. Pode demorar anos até, mas pode também vender por muito mais do que comprou.

Emprestar dinheiro

Hoje em dia, “emprestar” o nosso dinheiro a bancos já não trás os mesmos benefícios que trazia anos atrás, mas não é por isso que emprestar é uma má opção. À distância de um computador, pode encontrar online várias formas de emprestar dinheiro, tanto a empresas como a pessoas. E dessa forma obter ótimas taxas de juro para si! Mas como tudo, lembro que investir neste mundo tem o seu risco e aconselho que se optar por esta opção, procure por plataformas de confiança. Comece por uma pequena quantia para encontrar a plataforma que mais se adapta a si!

Criptomoedas

Novo para muitos, o mercado das criptomoedas está em expansão e não para de crescer. Desde a mais famosa de todas – a Bitcoin – até criptomoedas que valem menos de um cêntimo, há muito por onde investir. Todavia, nem todas as moedas lhe vão trazer dinheiro a longo prazo, mas de também gastar algum do seu tempo para se informar, vai encontrar algumas opções que lhe vão trazer dinheiro. Há gente que já se tornou milionária apenas comprando algumas criptomoedas e esperando alguns anos. Você pode ser o próximo.

Concluindo, espero que tenha gostado do artigo e que pense em como tornar o seu tempo e dinheiro, na sua fonte de rendimentos. Seja dono do seu tempo alcançando independência financeira!