Como já falei anteriormente, melhor que investir é saber investir. E é nesse sentido que vos dou a conhecer a Tfgcrowd. Esta plataforma é mais uma plataforma de crowdfunding, mas a sua qualidade eleva a fasquia para o nível seguinte. Há varias razões que também fazem desta plataforma uma das minhas plataformas de investimentos de eleição, as quais vou explicar neste artigo.

Conhecendo a Tfgcrowd

Invista e ganhe mais dinheiro com a Tfgcrowd
Invista e ganhe mais dinheiro com a Tfgcrowd

Tal como a sua concorrente, a Crowdestor, esta plataforma também tem sede em Riga, na Letónia, além de contar com escritórios no Reino Unido. A maioria das oportunidades que esta empresa oferece situam-se tanto no Reino Unido como na Europa Central. Se voltar-mos a colocar esta plataforma lado a lado com a sua rival, podemos ver que enquanto a Crowdestor se foca muito em investimentos relacionados com a produção de matéria prima, a Tfgcrowd foca-se mais na parte da transformação de matérias primas.

A minha opinião sobre a Tfgcrowd

Avaliação Geral: 8/10

Ganho médio anual: 20.3%

A primeira impressão que tive desta plataforma, foi o quanto clara para o utilizador ela procura ser. Antes de eu abrir conta, seja onde seja, tento sempre conhecer toda a informação que ela fornece. Faço isto porque há plataformas que não são transparentes e só depois de investir é que começas a perceber o risco associado. Não é o caso da Tfgcrowd. Dentro da plataforma, podemos encontrar uma página chamada “Risk warning“. Aqui ela alerta o investidor dos possíveis riscos associados ao investimento.

Acho ótimo quando a própria plataforma disponibiliza esta informação de forma facilmente acessível. Uma das maiores barreiras que existem no investimento online continua a ser a falta de confiança que sentimos em colocar o nosso dinheiro nas mãos de quem desconhecemos. Esta atitude ajuda de certa forma a contornar essa dificuldade que sentimos.

Que riscos a Tfgcrowd tem associados?

Risco de perda dos juros do investimento

O primeiro risco que alerta é o risco de perda dos juros do investimento. Refere também que todos os empréstimos são feitos a empresas que à partida tem mais do que condições para pagar, mas, isso não impede que haja qualquer mudança em relação a essa situação, por dificuldades que a empresa em questão possa vir a sentir.

A importância de diversificar os investimentos

A plataforma também fala sobre a importancia de diversificar os investimentos. Dessa forma, criamos um investimento com mais estabilidade e menos risco. Eu pessoalmente não recomendo apenas diversificar numa plataforma, assim como faze-lo por várias plataformas e vários tipos de investimento.

Aviso sobre a iliquidez do investimento

O terceiro aviso que a plataforma nos deixa antes de investir-mos é para o ponto de não haver um mercado secundário, e dessa forma, não conseguir-mos resgatar o nosso dinheiro para uma eventual necessidade. Novamente conseguimos minimizar as dificuldades que este inconveniente nos pode causar diversificando os nossos investimentos por várias plataformas, pelo que este inconveniente não é assim tão incomodo como parecia inicialmente.

Além dos riscos, um último ponto negativo que encontrei

Um último ponto negativo que encontrei na plataforma foi o facto de não ter função de autoinvest, tendo assim o investidor que fazer tudo manualmente. Isto ser um ponto negativo depende do ponto de vista de cada um. Há aqueles que investem o seu dinheiro, mas antes de o fazer tentam obter toda a informação possível. Eu sou um desses. No meu caso eu prefiro marcar num calendário quando acaba cada investimento para procurar a melhor opção no meu ponto de vista, e não um bot o fazer por mim.

Continuando

Agora que já sabemos os riscos que esta plataforma avisa que existem, (que na minha opinião são sensivelmente os mesmos do que qualquer outra plataforma, vamos ver a plataforma em si como tudo que ela tem para oferecer.

Exemplos de investimentos disponíveis na Tfgcrowd
Exemplos de investimentos disponíveis na Tfgcrowd

Aqui nesta imagem podemos ver alguns investimentos que no momento que escrevi este artigo, se encontram disponíveis para investimento. Podemos ver a taxa de juros que iremos receber da plataforma, assim como quanto já foi disponibilizado e o objetivo minimo. Também podemos ver a origem do empréstimo como duas linhas, uma a laranja e outra a verde.

A linha laranja é referente a quanto já foi angariado e quanto é necessário para o objetivo mínimo. Quando a linha laranja ficar totalmente preenchida é sinal que o objetivo mínimo já foi atingido. Por sua vez, a linha verde é referente a quanto é que a empresa sente que era o ideal para as necessidades do seu negócio.

E a restante informação?

Ao abrir um projeto também vamos ter disponível toda a restante informação necessária para o investimento que vamos fazer, se for o caso:

  • Duração, é normalmente é entre 3 meses a 2 anos.
  • Finalidade do investimento.
  • Pagamento de juros, que costumam ser mensais.
  • Devolução do dinheiro emprestado. Por norma é sempre no fim da duração do empréstimo.

Também é disponibilizada informação relacionada com o investimento, como o plano de liquidez e o acordo de cooperação.

Novamente, ao disponibilizar esses documentos, coisa que nem todas as plataformas fazem, podemos conhecer melhor a empresa a quem vamos emprestar o nosso dinheiro, assim como procurar algum ponto que nos deixe em alerta, ou a ausência de tal.

Segurança do investimento

Eu não vejo muito risco nesta plataforma de investimos. Todo o dinheiro que investir-mos fica protegido por uma garantia de Buyback, que faz com que a plataforma devolva o nosso dinheiro caso a empresa em questão se atrase com os pagamentos. Além disso, não é qualquer empresa que consegue obter financiamento por parte da Tgfcrowd. Eles ponderam a capacidade da empresa devolver o dinheiro que lhes for emprestado. Até ao momento, esta empresa, tal como a Crowdestor ainda não tiveram nenhum registo de maus pagadores.

Normalmente as empresas que recorrem a financiamento por parte destas plataformas fazem pelas seguintes razões:

  • Um cliente é incapaz de pagar a tempo e a falta desse dinheiro pode afetar a produção num montante maior do que os juros que a empresa tem de pagar.
  • Expansão do negócio.

As empresas aceites nunca são empresas que correm risco de fechar ou necessitam do dinheiro para continuar operações, pois estas tem um grande risco de incumprimento. Dessa forma causariam insegurança tanto para o investidor como para a plataforma.

Link de registo

Faça crescer o seu dinheiro
Faça crescer o seu dinheiro

No programa de referencia de novos investidores para a plataforma, a Tfgcrowd não oferece nenhum bónus para aqueles que se inscrevem através de links de referência, sejam eles de quem sejam.

Por outro lado, oferecem sim um pequeno bónus para a pessoa que os referenciou. Assim sendo, se realmente lhe interessou esta plataforma de investimentos e procura investir, eu ficava agradecido que se inscrevesse através do meu link de referencia disponível tanto em baixo como no botão disponibilizado ao longo do artigo. Dessa maneira, consegue ajudar a sustentabilidade do site e que este projeto continue a crescer. Muito obrigado.

Conclusão

Como podemos ver, aqui temos mais uma plataforma que nos pode ajudar a alcançar a nossa independência financeira, e dessa forma, ser-mos livres. Construa a sua independência e muito sucesso nos seus investimentos.