Muitos nós incluímos a palavra investir no nosso vocabulário e nem a usamos como deve ser. Neste artigo falaremos apenas disso: o que é investir, a importância de um investimento, bem como alguns exemplos que lhe darão dinheiro de verdade e que devemos pensar em levar avante.

notas de varios paises
Entenda como investir e fazer com que seja o seu dinheiro a trabalhar por si.

Em economia, investimento significa o gasto de dinheiro ou tempo com a expectativa de um retorno ou benefício futuro. Quando falamos a nível de finanças, os investimentos tem apenas um objetivo: ganhar dinheiro!

Vivemos numa época que as chamadas “vacas gordas” já foram embora, e mesmo com a economia a crescer lentamente, não satisfaz os nossos desejos de querer mais. Todos nós no fundo o que queremos é uma vida tranquila, com tempo para nos divertir-mos, estar-mos relaxados, viver de verdade e não apenas sobreviver… Resumidamente, ser-mos independentes financeiramente.

A formatação que tivemos

O que aconteceu foi que a muitos de nós sempre nos disseram: tens de trabalhar, vai trabalhar, etc… Com o tempo fomos ensinados a ter de trabalhar, vender o nosso tempo a alguém em troca de um simples retorno monetário. Trabalhar é importante, mas mais importante é saber trabalhar. Com isto quero dizer: se trabalharmos o tempo todo para um patrão, no momento que deixarmos de trabalhar, deixaremos de ter uma receita. Dependendo das nossas poupanças, mais tarde ou mais cedo voltaremos a ter de trabalhar.

Nessa rotina vamos sempre depender de alguém, nunca seremos financeiramente livres e independentes. Por outro lado, podemos trabalhar e investir num projeto nosso com o objetivo de mais tarde ou mais cedo obter rendimentos passivos suficientes para sermos livres de uma rotina desgastante. Nesse dia apenas vamos depender de nós, organizar o nosso tempo como bem entender-mos, mas o melhor de tudo, não depender de ninguém.

Pessoalmente, é para isso que me esforço, ser o meu patrão e o meu funcionário. Ser aquele que tem o trabalho, mas que também recolhe os lucros. Para isso do dependo de duas coisas: da minha disciplina, assim como da minha dedicação.

Investir nos bancos?

Se falarmos com alguns idosos, alguns de certeza que nos dirão: por o dinheiro no banco a render – isso era “o investimento” na época deles. Porém, hoje em dia tudo está um pouco diferente. Os bancos não são capazes muitas vezes de oferecer uma taxa que seja capaz de superar a inflação, ou seja: Quando investimos num banco, ficamos com menos dinheiro. O rendimento que obtemos não é suficiente para suportar o aumento do custo de vida.

Opçoes de investimento

Aprenda a investir através do seu portátil.
O seu portátil pode ser o seu melhor amigo na hora de investir!

Investir online

Vivemos na era das tecnologias e somos a geração que está a criar e expandir um mundo online. E é online que podemos encontrar a resposta de onde investir.

São muitas as opções para investir que encontramos online, com rendimentos para todos os gostos, desde alguns humildes 3,5,9% até percentagens muito superiores, dependendo dos nossos fundos e habilidades.

Renda passiva

Sobre as rendas passivas, aqui no site já tenho um artigo a falar do assunto. Para que perceba melhor o que é uma renda passiva, bem como obter, recomendo que leia o seguinte artigo.

Investir tempo numa renda passiva permite-nos o seguinte: ganhar continuadamente uma renda por algo que fizemos no passado, sem gastar mais tempo ou fundos. Parece irreal, mas não é!

Investir em imóveis

Antes de mais aviso: investir em imóveis não é para todos os bolsos… ou até pode ser, pois agora não precisamos de comprar o imóvel todo. Confuso? mantenha-se atualizado no Manual da Saúde que em breve lhe explicarei tudo!

Conclusão

Como podemos ver, investir corretamente vai acabar em duas coisas: Mais saúde financeira e consequentemente, mais saúde em geral. Por isso não adie mais e comece a investir hoje mesmo.

Veja também: