Brownies veganos com nozes
Sugestão de apresentação.

Toda a gente se deixa encantar por uns bons brownies. O que acontece é que eles vem cheios de leite e manteiga, produtos que por vezes afetam o nosso organismo.
Por outro lado, os brownies veganos com nozes que vos convido hoje a fazer, não!

Contudo, antes de se perder nesta receita de brownies, quero alertar que, mesmo apenas alimentos saudáveis, não deve ser comido em excesso, como qualquer outro alimento… Caso contrário, também vamos ingerir calorias em excesso.

Ingredientes para os brownies veganos com nozes

(Para 16 porções)

  • 120 g de farinha de trigo integral (ou a sua preferência)
  • 250 ml de leite vegetal sem açúcar (pode ser soja ou aveia)
  • 200 ml de óleo de coco já derretido
  • 350g de cana ou açúcar de coco
  • 4 ovos de linho (se não sabe o que é, eu deixei descrito o que é no último paragrafo do artigo)
  • 80g de cacau em pó sem açúcar
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 170 g de nozes picadas (ou avelãs)

Preparação

Primeiramente aqueça o forno a 180ºC.

Depois, em uma tigela grande, misture o leite, o óleo de coco, o açúcar, os ovos de linho, o extrato de baunilha e o sal e misture até ficar bem combinado.

Em seguida, adicione a farinha integral e o cacau, mexendo até ficar bem integrado. Adicione agora as nozes e mexa novamente.

Por fim, pegue num tabuleiro, cubra com papel vegetal e deite a massa. Espalhe-a com a ajuda de uma espátula e leve ao forno por 35-40 minutos.

E já está, agora falta resistir durante 10 minutos para eles arrefecerem e assim não partirem com facilidade quando os cortar.

Dicas do “chef”

Eu pessoalmente, adoro a combinação entre nozes e chocolate. Mas o que realmente procuro é que você também disfrute.

Assim, se preferir outro fruto seco no lugar das nozes, sinta-se livre para mudar a receita e faze-la ao seu gosto.

Outra dificuldade que normalmente as pessoas acabam por ter, é saber se a massa já está bem cozida ou nem por isso. A maneira mais simples de o fazer, é com um palito de madeira.

Para isso, basta furar a massa com o palito e ver se ele sai húmido ou não. Se sai, a massa ainda está crua. Caso contrário, se sair seco, a massa já está cozida.

Ao fazer isto, alerto também para o cuidado que devem ter para não se queimarem em nenhuma parte. As queimaduras não só são desagradáveis, como podem deixar marcas na pele por anos.

Por fim, caso não saiba o que é um ovo de linho, aqui explico:

Em breve, vou trazer um artigo sobre o que é, bem como para que pode ser usado, visto que não substitui completamente o ovo de galinha. Mas resumidamente, consiste em substituir ovos de galinha por sementes de linhaça trituradas ou moídas, deixando-os embebidos em água. A consistência que a linhaça adota é do género de uma mistura viscosa muito semelhante a ovos batidos. Também por isso, pode ser usada para muitos dos mesmos fins.

Se também tem o objetivo de se alimentar de forma saudável, bem como viver com mais energia, veja mais algumas das nossas receitas abaixo.