pudim de chia de chocolate
Um doce bom e saudável? Pudim de chia de chocolate é a resposta!

Temos dias que tudo o que nos apetece é algo doce. Em seguida pensamos em como vai a nossa dieta e no que podemos fazer. Terminamos pensando no trabalho que temos pela frente para nos preparar algo que nos adoce a alma. Todos esses “mas” acabam com o nosso apetite e o nosso dia termina com essa vontade que não foi concretizada. Isto acontece por não saber-mos o quanto simples é por vezes preparar algo doce. Para isso, só precisamos de ter certos ingredientes e nada mais! Parece bom demais para ser verdade? Confira a receita e verá que a única coisa boa demais é o pudim de chia!

Ingredientes para o pudim de chia de chocolate

Aqui temos provavelmente uma das listas de ingredientes mais pequenas de sempre. Apenas precisamos dos seguintes produtos:

  • 75g de sementes de chia
  • 400 ml de leite de amêndoa ou avelã sem açúcar
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de xarope de ácer
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha
  • Uma pitada de sal
  • Pepitas de cacau
  • Bagas congeladas, para servir

Preparação:

Esta é a razão de anteriormente ter falado do quanto simples é a receita. Para fazer o seu pudim de chia basta seguir os três passos seguintes:

Em primeiro lugar, comece por misturar todos os ingredientes com exceção das pepitas de cacau e das bagas numa tigela grande. Em seguida, cubra com película aderente e deixe engrossar por pelo menos 4 horas no frigorífico.

Por fim, coloque o pudim de chia em quatro copos e cubra com as bagas congeladas e as pepitas de cacau. E assim acaba esta receita.

O que acho desta receita?

Eu pessoalmente, adoro esta receita, por várias razões:

Em primeiro lugar, é vegan. Eu não sou vegan, mas admito que reduzindo os produtos de origem animal na nossa alimentação, abrimos espaço para muitos alimentos saudáveis com muitos benefícios no nosso organismo.

Depois, é muito rica em omega-3. Este ácido gordo é importante para o bom funcionamento tanto do coração, assim como do cérebro.

Conseguimos ter tanto um pequeno-almoço mais leve, assim como uma sobremesa por pouco mais de 100 calorias, o que é muito pouco mesmo. Se comparar-mos, uma fatia de bolo de chocolate, pode facilmente chegar às 300 kcal,

Para aqueles que são celíacos, aqui tem mais uma opção que não contém glúten.

E para finalizar, fora o tempo no frigorífico, bastam 5 minutos para preparar a receita.

Receita elaborada com base na receita de www.bbcgoodfood.com