Receita de biscoito de chocolate

Se há alguma coisa em que em algum momento não conseguimos resistir, definitivamente um dos alimentos mais tentadores é o biscoito de chocolate. Há quem prefira acompanhar com leite, da mesma forma que há quem prefira os biscoitos de chocolate sozinhos. Mas entre um e outro, uma coisa é certa: Começamos a comer e nunca ficamos pelo primeiro biscoito de chocolate.

Quando começamos a comer, o mais difícil é parar, e como o que é exagero nunca é bom, as calorias começam a somar. Dessa forma, tudo o que sobra no fim é um prato vazio, uma barriga satisfeita e um sentimento de culpa. A boa noticia de hoje é que podemos ajudar a que a culpa não seja tão grande com a nossa versão mais saudável do tradicional biscoito de chocolate:

Ingredientes para o biscoito de chocolate:

  • 150g de manteiga salgada, amolecida
  • 80g de açúcar mascavado castanho claro
  • 80g de açúcar amarelo
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 ovo grande
  • 175g de farinha de trigo
  • 50g de farinha de trigo integral
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ¼ colher de chá de sal (se for sal dos himalaias, melhor)
  • 200g de pedaços de chocolate ou pedaços de chocolate (quanto mais cacau tiver, melhor)

Preparação:

Comece por pré-aquecer o forno a 190ºC (ventilador) / 170ºC (gás) e forre duas assadeiras com papel vegetal. Em seguida, coloque 150g de manteiga salgada amolecida, 80g de açúcar mascavado castanho claro e 80g de açúcar amarelo em uma tigela e bata até ficar cremoso.

Depois, continue adicionando a baunilha e o ovo. Bata tudo novamente, até ficar homogéneo. Continue, peneirando as farinhas, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/4 de colher de chá de sal na mistura já obtida e misture com uma colher de pau.

Agora só falta adicionar o chocolate, partido em bocados pequenos e misturar bem, para que nenhum dos biscoitos fique sem chocolate, enquanto que os outros fiquem com todo o chocolate.

Ao colocar nos tabuleiros, tenha cuidado para dar o espaço suficiente entre cada biscoito. Leve ao forno até estarem douradas nas bordas e levemente moles no meio, se as pressionar. Até chegarem a este ponto levam por volta de 8 a 10 minutos dentro do forno.

O ultimo passo que falta até poder provar é o seguinte:

Resistir enquanto arrefecem!

E é só isso! Uma receita tão simples de biscoito de chocolate, tão rápida de fazer que resulta em aproximadamente 30 biscoitos. Experimente e delicie-se!

Esta receita foi feita com base na receita de www.bbcgoodfood.com

Mais receitas em: www.manualdasaude.pt/receitas/