omelete de cogumelos e cebola

A busca do pequeno-almoço fácil, saudável, delicioso e rápido, não é fácil. Muitos de nós adorámos cozinhar… Exceto pela manhã. A sensação de acordar e sentir uma fome enorme tira-nos o apetite de cozinhar algo elaborado e demorado.
Por essa razão, hoje apresento uma receita de omelete de cogumelos e cebola.

Não minto quanto digo que é uma receita simples. Mas agora se te perguntares quando foi a última vez que te lembraste de fazer uma omelete para o pequeno-almoço, vês que não é a primeira coisa que nos vem à mente ao acordar.

Mas sem mais demoras, vamos ao que interessa:

Ingredientes para a omelete de cogumelos e cebola

(Para duas pessoas)

  • 2 ovos e 2 claras
  • 200g de cebola
  • 1/2 colher de chá de alho finamente esmagado
  • 500g de cogumelos
  • 15 gramas de coentro picado
  • 1 colher de molho de soja (opcional)
  • 1 colher de chá de manteiga (opcional)
  • Sal e pimenta a gosto

Preparação

Para começar, a primeira coisa é picar finamente o coentro, os cogumelos em fatias e por último, a cebola em Juliana, muito fina.

Em seguida, aqueça uma frigideira anti-aderente, untada com manteiga ou azeite em fogo médio.

Enquanto isso, mexa bem os ovos e as claras em um recipiente separado, adicionando uma pitada de sal e pimenta.

Despeje os cogumelos e a cebola na frigideira já quente, mexendo até que estejam levemente dourados. Em seguida, adicione o alho, mexendo um pouco mais e adicione o molho de soja, permitindo que ele evapore um pouco, bem como os cogumelos também o tenham absorvido.

Continue, despejando os ovos na frigideira e abaixe o fogo.

Cozinhe a omelete da maneira tradicional, dobrando a meio, ou se preferir, basta virar como uma panqueca.

Deixe cozinhar a gosto, retire do fogo, adicione o coentro picado por cima e pronto: Aproveite esta deliciosa omelete de cogumelos e cebola!

Conselhos do “chef”

O meu primeiro conselho vai para aqueles que simplesmente comem mesmo muito. A primeira coisa que vos passou pela mente ao ler a receita, provavelmente foi duplicar a quantidade de ingredientes, ou adicionar uns ovos extra.

Nada contra, o que recomendo é que quando colocarem os ovos na frigideira, que o façam com fogo baixo e tapem a frigideira. Se a omelete for muito grande e cozinhar a fogo alto, um dos dois vai acontecer: Ou vai ficar crua por dentro, ou vai ficar queimada por fora, e isso é algo que não queremos.

Um outro ponto que gostaria de falar, é que eu fiz a receita de uma forma que acho que todos os ingredientes combinem entre si. Há muita gente que não gosta ou de cebola, ou de coentros, como falei anteriormente. Sintam-se livres para alterar a receita de forma a que gostem mais dela, bem como aproveitem um momento de felicidade à mesa como eu tento fazer sempre.

O importante para mim é que, assim como eu, procurem e tenham uma alimentação saudável, ou por outras palavras, que consigam dar ao vosso corpo os nutrientes que ele necessita.

Quem me conhece sabe que para mim, alimentação não se trata apenas de comer para viver. É uma questão de saúde e uma questão de prazer. Se nos alimentar-mos de forma saudável e ainda por cima temos prazer ao faze-lo, então vamos faze-lo sempre. E no fim do dia, isso reflete-se no nosso corpo.

Se também tem o objetivo de se alimentar de forma saudável, bem como viver com mais energia, consulte mais receitas em www.manualdasaude.pt/receitas/