papas de quinoa

Pessoalmente, adoro as papas de aveia, mas desta vez trago uma receita um pouco diferente, pois sua base é a quinoa, em comparação com outros pseudo-cereais, contém muito mais proteínas e hidratos de carbono, sem mencionar sua grande quantidade de vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio.
Por esse motivo, é ideal para o pequeno-almoço e também para consumir se você estiver em um regime de exercícios, pois fornecerá a energia que precisa. Venha comigo para conhecer esta receita incrível.

Ingredientes para as papas de quinoa:

  • 175 g de quinoa
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha
  • 15 g de creme de coco
  • 125 g de iogurte de coco
  • 4 colheres de sopa de sementes de chia

Para a cobertura:

  • 125g de iogurte de coco
  • 250g de frutos vermelhos
  • Amêndoas em flocos (opcional)

Preparação:

Primeiramente, ative a quinoa demolhando-a em água fria durante a noite. No dia seguinte, escorra a quinoa com um coador fino. Aqui tenha o cuidado de o coador ser realmente fino, para que os grãos não passem no meio dos orifícios.

Continue, colocando a quinoa em uma panela e adicione a baunilha, o creme de coco e 600 ml de água. Tape a panela e cozinhe por 20 minutos. Misture as sementes de chia com outros 300 ml de água e cozinhe delicadamente por mais 3 minutos. Finalize, adicionando o iogurte de côco na panela. 

Finalmente, sirva as papas coberto com iogurte, frutas e amêndoas, se desejar e delicie-se!

As quantidades descritas acima na receita são para 4 porções. Por outro lado, as papas de quinoa também se podem conservar por até 2 dias no frigorífico.

Conclusão

O incrível da quinoa é que você pode prepará-la salgada e doce além de que é um ótimo substituto do arroz ou massa e fica cozinhada apenas fervendo duas xícaras de água por uma de quinoa.

As pessoas celíacas podem consumi-la, uma vez que não contém glúten. Ela pode ser encontrado em várias cores, como branco, vermelho assim como preto, sendo a cor branca a mais comum. Dessa forma, também a pode usar para encher os seus pratos tanto com cor, assim como sabor.

E agora que você sabe um pouco mais sobre a quinoa e o quanto pode fazer com ela, o que está esperando para começar a consumi-la? 🙂

Receita elaborada com base na receita: https://www.bbcgoodfood.com/

Mais receitas em: www.manualdasaude.pt/receitas/