Na publicação anterior, falamos da importância de dormir um sono de qualidade. Agora falaremos de como obter esse sono reparador, com pequenos truques e dicas para que as suas noites se tornem melhores.

Transforme o seu quarto num sitio de relaxamento

imagem para a publicação de dicas para dormir melhor

Muito nós temos o habito de trazer tudo para o quarto, seja tablet, computador ou mesmo ter uma televisão. A verdade é que todos esses aparelhos passam ao seu cérebro a mensagem que o seu quarto é uma zona de lazer e não uma zona de repouso. Como resultado disso, na hora de dormir, o nosso corpo não consegue relaxar e acabamos por demorar bastante até conseguir adormecer.

Cuidado com as luzes

Hoje em dia, o smartphone tornou-se indispensável. Porém, o uso dele, como de qualquer outra tela, antes de dormir pode ser prejudicial para um bom sono. Isto acontece porque as telas dos nossos aparelhos emitem uma luz de cor azul. É essa cor que é irradiada no céu durante o amanhecer, e o nosso organismo entende que é hora de acordar, pois não consegue distinguir entre uma luz de uma tela e luz solar. Uma boa forma de contrariar isso é programar os nossos telemóveis para o “modo noturno”. Este modo faz com que deixe de emitir uma luz azul, e passa a emitir uma luz amarela. A luz amarela, por sua vez, é a luz emitida no céu durante o anoitecer, transmitindo assim a ideia ao nosso cérebro que se aproxima a hora de dormir.

Evite cafeína ou outros produtos que a contenham

Por várias vezes quando vamos jantar fora, temos o hábito de pedir aquele café no fim da refeição. Mas esse hábito acaba por nos ser prejudicial. A cafeína demora até seis horas a sair do organismo. E como todos sabemos, a cafeína inibe o sono. Isto acontece porque a cafeína inibe os nossos recetores de adenosina no cérebro, a qual é essencial para o sono. Mesmo que consiga adormecer sem problemas, é igualmente prejudicial para si, pois a cafeína impede-o de entrar nas fases mais profundas do sono, onde ele é mais reparador.
Devemos também ter cuidado, porque não é só o café que a contém. Alguns medicamentos, chocolate ou bebidas como guaraná, chá verde ou refrigerantes também contém quantidades grandes da substância.

Pratique desporto sabiamente

O desporto e o cansaço que resulta de tal pratica pode ser um aliado a dormir melhor. Mas nem sempre é assim. A pratica de desporto uma hora antes de ir dormir pode impedir o corpo de adormecer facilmente, devido ao fato que o nosso corpo ainda não se encontra descontraído o suficiente. Isto ocorre devido ao fato de durante a atividade física, há não só um aumento do ritmo cardíaco, como também um aumento dos níveis de cortisol e adrenalina na corrente sanguínea.

Evite bebidas alcoólicas antes de dormir

As bebidas alcoólicas, além de más para a saúde em geral, também acabam por ter efeitos negativos também para a qualidade do seu sono. As bebidas alcoólicas até podem fazer com que consiga adormecer mais rapidamente, mas vão dificultar que entre num sono mais profundo. Por outro lado, também vai ter mais probabilidade de acordar durante a noite, por isso irá ter uma menor quantidade de sono, além de um sono de menor qualidade.

Terminando

Aqui conseguimos reunir algumas dicas para dormir com melhor qualidade e ter um sono mais reparador. Também irá ver que a qualidade das suas noites irá melhorar a qualidade dos seus dias.

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