O sono é uma das necessidades mais importantes do ser humano. É através dele que ocorrem muitos benefícios para o corpo, assim como a síntese de muitas hormonas essenciais ao bom funcionamento do organismo. É também através do sono que o corpo recupera física e mentalmente para um novo dia que se aproxima.

Benefícios de uma boa noite de descanso

Uma boa noite previne a depressão

imagem para a publicaçao sobre a importancia de uma boa noite de sono
É através de uma boa noite de sono que o nosso corpo tem o descanso que precisa.

As chances de sofrer depressão podem ser reduzidas se dormir entre 7 e 9 horas por dia. Um estudo realizado pela Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que dormir está não só ligado à depressão, bem como a uma melhor qualidade de vida. Das pessoas submetidas ao estudo, aquelas que tinham hábitos regulares de sono, tinham uma qualidade de vida superior e índices de incidência de depressão muito inferiores ao outro grupo.

Um melhor desempenho fisico

Dormir uma boa noite pode fazer mais por si do que imaginava. Dormir uma boa noite causa uma maior produção de GH durante a fase de sono profundo. Esta hormona trás ao organismo muitas vantagens, como a recuperação muscular, além de evitar obesidade e diminuir o risco de lesões musculares.

Favorece a alimentação

Uma boa noite pode ser aquilo que nos falta para que a comida que ingerimos seja mais moderada e de melhor qualidade. A privação de descanso impede a formação de leptina, uma hormona responsável pelo controlo da saciedade. Todos nós ja tivemos dias que o nosso apetite nunca acabava, e nos deparamos a ingerir quantidades enormes de alimentos, mais do que aqueles que realmente necessitamos. Isto pode estar relacionado com o defice de leptina no organismo, como resultado, o nosso corpo não se sentia satisfeito. Uma má qualidade de descanso também nos leva a ingerir mais açucares, pois o nosso corpo vai procurar aqueles alimentos que causam uma sensação de energia. Isto também por outro lado nos leva a ingerir menos alimentos de qualidade, como legumes e vegetais.

Uma melhor memória

Uma boa memória está ligada a uma boa noite de descanso. Uma publicação da revista Nature Communications veio demonstrar que durante o período em que dormimos, o nosso cérebro “organiza” e consolida as memórias. Por essa razão, quando nos privamos de dormir, privamos o nosso cérebro do tempo que necessita não só consolidar memórias, assim como para a síntese de proteínas essenciais para as ligações nervosas.

Como ter uma boa noite de sono

Ter uma boa e recuperadora noite é um tema em si extenso, por isso resolvi o separar em um outro artigo disponível para a sua consulta. Pode-o fazer a partir do seguinte link: 5 dicas para dormir melhor.

Em resumo, ficamos a saber o quanto uma boa noite é importante para nós. Sobretudo mais importante que aquele tempo que perde ao ver a novela ou a consultar redes sociais, quando o seu corpo já lhe pede descanso. O corpo é sábio, escute-o e viva com mais vida.