A baixa auto-estima tornou-se um dos maiores inimigos de muita gente. Mas cabe-nos a nós lutar contra isso e viver a vida ao máximo, aproveitar cada momento. Abaixo vai encontrar várias dicas e conselhos de como construir uma auto-estima inabalável.

Ver o seu valor

imagem para a publicação acerca de auto-estima

O teu valor não é a tua semelhança com aquilo que a televisão te mostra como a beleza do teu corpo não é o quanto idêntico é aqueles que são apontados como perfeitos. É verdade, a sociedade em que vivemos dá valor ao que não tem realmente valor. Devemos começar por perceber o que é a auto-estima e o que é valor de verdade, entender como nos devemos sentir em relação a nós.

Cuide da sua moral

A resiliência é o primeiro passo na longa batalha da vida. A vida muitas vezes nos abala e nos deixa ao chão, mas a sua resiliência é que vai dizer se nos levantamos. Uma das melhores atitudes que pode ter consigo não é olhar ao espelho e dizer: “Eu sou bom, eu sou capaz, etc…” como muitas pessoas tem o habito de dizer. Eu não vou dizer que isso seja mau, mas sim vou dizer que isso poderia ser melhor. Tente dizer coisas como:

É verdade que já caí, bem como me levantei e me tornei melhor. Já acreditei que era insignificante, mas agora sei a verdade , sei o meu valor e lutarei para ser melhor“.

Crie uma frase pessoal, com coisas que passou bem como lembrar-se sempre do que fez para superar, pense sempre positivo. Pense sempre naquilo que o motiva e crie mais coisas que o motivem. Diga a si mesmo afirmações positivas que sente e sabe o quanto verdade elas são.

Recompense-o com coisas que gosta com moderação

Todos nós gostamos de aquele miminho que só nós sabemos, tal como aquele chocolate, bem como aquele tempo de séries e pipocas. Use-o como recompensas e não como uma necessidade.

Eu dou um exemplo pessoal: Quando comecei a treinar tinha diariamente um hábito que me ajudou muito, apesar de eu na altura ter consciência que o fazia. Todos os dias, no fim do treino, eu bebia o meu shaker de proteína. Aquela proteína era se calhar a proteína mais barata que alguma vez comprei, mas era a proteína que mais gostei de tomar. Mentalizei-me que só merecia a proteína depois de um treino em que realmente me esforçasse. Dessa forma dei por mim a esforçar-me mais que nunca e a aumentar ainda mais ou meus resultados. Com isto quero que percebam o quanto se recompensar quando se esforça o vai motivar a se esforçar ainda mais.

Invista em si

Ninguém vai investir em si ou acreditar em si, se você não o fizer primeiro.
A prioridade tem de ser você e tem de lutar por isso. Crie novos hábitos. Alimente o seu mental: faça coisas simples como aprender a dizer não, aprender uma língua, ou ler um livro. Alimente o seu corpo: faça aquela caminhada, invista tempo a cozinhar de forma saudável.
Não faça essas coisas não só com o objetivo de chegar ao destino, mas também se divirta durante essa jornada. Encare um projeto de cada vez e esforce-se até o concluir. Dessa forma com o tempo vai procurar sempre ser melhor, cada caminhada será mais longa, vai custar menos e será mais divertida.

Conclusão

Deixei aqui algumas dicas de ouro para que aumente a sua auto-estima e para que se cuide da forma que você merece. Cuide da sua saúde mental e viva com saúde e mais felicidade. Comece hoje mesmo a ser uma pessoa melhor e mais feliz.

Recomendo a leitura dos seguintes artigos: