Passamos a vida a nos questionar-mos se estamos doentes. O ritmo de vida e a rotina de trabalho implicam muitas vezes não nos dar-mos ao luxo de ficar em casa quando estamos doentes. E por isso, a solução para muitos é apenas uma: Reforçar o sistema imunitário e evitar ficar doentes.

Como o conseguimos?

A melhor maneira de evitar os incómodos de ficar doente é reforçar o sistema imunitário
A melhor maneira de evitar os incómodos de ficar doente é reforçar o sistema imunitário

Claro que há vezes que não temos como evitar e acabamos por ficar de cama, mas muitas outras podiam ter sido evitadas se preveníssemos. Como?
A resposta é simples: Aumentando o sistema imunitário.

Para aqueles que não percebem muito bem o que é, vou dar uma breve explicação do que é o sistema imunitário. Cada vez que optamos por um estilo de vida saudável, reforçamos o sistema imunitário. Ele não vai impedir totalmente agressões causadas por agentes externos, mas vai tornar o nosso corpo mais resistente. Dessa forma vai dificultar não só a entrada de agentes externos, assim como que sejam tão agressivos para o nosso organismo.

Como melhorar o sistema imunitário

As formas de reforçar o nosso sistema imunitário são várias, mas se podem resumir a apenas três. A proteção que temos de agentes externos acaba por ser um reflexo da nossa saúde a nível geral. Já está mais que provado nos dias de hoje que uma má saúde mental acaba por se transformar também numa má saúde física, e vice-versa. Assim sendo, se nos queremos proteger, temos de nos cuidar nesses dois aspectos. E claro, para isso acontecer, temos de nos reforçar nos três pontos seguintes:

Saúde física

Dentro da saúde física, há vários pontos que se podem falar, pois eles todos tem influência direta, ou indireta na nossa saúde. Mas neste artigo, falarei apenas em alguns dos principais temas que podemos abordar. Assim sendo, comecemos então:

Uma boa hidratação

Como já falei no artigo acerca da importância da hidratação, a água é essencial para que todas as reações químicas que tem lugar no nosso organismo ocorram normalmente. Dessa forma, o défice de água no corpo vai impedir que certas funções vitais ocorram tal como deveriam, e como resultado, o nosso sistema imunitário fica mais débil.

Praticar desporto com regularidade

Nada melhor que uma corrida para se sentir vivo
Nada melhor que uma corrida para se sentir vivo

Outra dica de ouro para nos proteger-mos, é praticar desporto de forma regular. Praticar desporto é uma das bases para uma vida saudável e ativa, pois este faz com que diminua a pressão sanguínea, que ocorra uma melhoria da saúde cardiovascular, e também controlar o peso corporal.

Manter um peso saudável

Não só falando de sistema imunitário, manter um peso saudável trás muitos outros benefícios, quer a nível físico,que a nível mental.

A nível físico, um peso controlado baixa o risco de sofrer-mos de várias doenças, assim como resistir melhor ao passar dos anos, evitando que o nosso corpo envelheça mais rápido.

A nível mental há estudos e evidencias que obesidade aumenta o risco de doenças como depressão.

Veja também: Como emagrecer de vez e com saúde

Saúde mental

Dormir bem

Muitas pessoas ignoram a importância de dormir um sono de qualidade.
Mas não deviam, dormir é um habito que regula tanto o nosso organismo, como dá descanso à nossa mente de toda a rotina desgastante que temos. Se procura descansar melhor, recomendo o nosso artigo sobre dicas para dormir melhor.

Meditação - Sinónimo de paz no corpo e na mente
Meditação – Sinónimo de paz no corpo e na mente.

Praticar atividades que reduzam o stress

O stress tornou-se um dos grandes problemas da atualidade. A rotina que temos e muitas vezes a pressão do trabalho acaba por destabilizar a nossa mente. Como resultado disso, o nosso sistema imunitário também acaba afetado.

Para se proteger dos malefícios do stress, procure atividades que o ajudem a relaxar, como meditação ou uma simples caminhada.

Alimentação

alimentação saudável
Um prato carregado de cores e nutrientes – o que o seu corpo precisa.

Por último temos a alimentação. A alimentação acaba por ser algo controverso. Há informação que diz que uma alimentação saudável é importante para o sistema imunitário, da mesma forma que há informação que o desmente.

Por sua vez, o meu ponto de vista é independente da informação controversa que é nos transmitida. Passo a explicar.

Algo que é irrefutável, é que a alimentação tem grande impacto na nossa saúde a nível geral, ou seja física e mental. Como vimos anteriormente, cuidar desses dois tipos de saúde é crucial para também reforçar o nosso sistema imunitário. Assim sendo, quer tenha impacto direto ou não, a alimentação ajuda não só a reforçar o seu sistema imunitário, como muitos outros aspetos da sua vida.

Conclusão

Neste artigo podemos ver que evitar doenças é mais fácil do que pensávamos. Basta cuidar de nós, e ao fazê-lo, não vamos só evitar doenças, assim como vamos viver com mais saúde e vitalidade.

Veja também: